A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE MENTAL DE UM CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Chedy Ben Belaid Terapeuta Ocupacional, especialista em saúde da família em caráter de residência multiprofissional pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS).
  • Emanoel Avelar Muniz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Tianguá
  • Ana Karina de Sousa Gadelha Psicóloga, mestre em saúde da família pela UFC – Campus Sobral. Docente da EFSFVS.
  • Patrícia Aragão Alves Enfermeira, mestre em saúde da família pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), nucleadora Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente da EFSFVS

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n3p284-292

Resumo

Objetivo: Desenvolver uma atividade de Educação Permanente (EP) em um Centro de Saúde da Família (CSF) em Sobral (CE) visando uma melhoria na assistência aos usuários em sofrimento psíquico. Métodos: Trata-se de um projeto de intervenção realizado através de uma atividade de EP com os profissionais de um CSF de Sobral (CE) acerca da assistência aos usuários em sofrimento psíquico do território. A EP foi realizada nos momentos das Rodas de equipe e utilizou o Arco de Maguerez, que trabalha com a aprendizagem a partir da problematização sob diversos ângulos. Resultados e discussão: A EP foi realizada em três encontros em fevereiro de 2017, com todos os profissionais componentes das equipes mínimas do CSF, com exceção da categoria médica. Foram realizadas diversas atividades relacionadas com a temática de Saúde Mental e grupos de estudo, possibilitando a construção do Arco de Maguerez de forma plena. Considerações finais: A partir das discussões e estudos os profissionais foram construindo o Arco e ressignificando a sua prática a partir das reflexões trazidas pela problematização. O método do Arco se mostrou como um importante instrumento para operacionalização da EP, pois conseguiu gerar reflexões nos profissionais acerca do seu processo de trabalho.Palavras-chave: Educação Continuada; Estratégia Saúde da Família; Saúde Mental.

Biografia do Autor

Chedy Ben Belaid, Terapeuta Ocupacional, especialista em saúde da família em caráter de residência multiprofissional pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS).

Terapeuta Ocupacional, especialista em saúde da família em caráter de residência multiprofissional pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS).

Emanoel Avelar Muniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Tianguá

Enfermeiro da Coordenadoria de Assistência Estudantil do IFCE - campus Tianguá. Mestre em saúde da família pela UFC - campus Sobral.

Ana Karina de Sousa Gadelha, Psicóloga, mestre em saúde da família pela UFC – Campus Sobral. Docente da EFSFVS.

Psicóloga, mestre em saúde da família pela UFC – Campus Sobral. Docente da EFSFVS.

Patrícia Aragão Alves, Enfermeira, mestre em saúde da família pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), nucleadora Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente da EFSFVS

Enfermeira, mestre em saúde da família pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), nucleadora Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente da EFSFVS

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Publicado

2018-01-22

Como Citar

Belaid, C. B., Muniz, E. A., Gadelha, A. K. de S., & Alves, P. A. (2018). A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE MENTAL DE UM CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. aúde m edes, 3(3), 284–292. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n3p284-292

Edição

Seção

Relato de Experiência