A GESTÃO PENITENCIÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PENITENCIÁRIO

Autores

  • Iarani Augusta Galúcio Lauxen Universidade Luterana do Brasil
  • Rosimar Souza dos Santos Borges Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Márcio Borges Silva Polícia Federal

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n3p256-263

Palavras-chave:

Servidor penitenciário, Qualidade de vida, Instituições Penais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre os possíveis fatores de risco no trabalho do Servidor Penitenciário, no tocante ao tratamento penal e as perspectivas da gestão penitenciária para qualidade de vida profissional do trabalhador. O espaço de trabalho onde o Servidor Penitenciário desenvolve suas atividades no tratamento penal pode tornar-se um ambiente vulnerável aos mais diversos sintomas que possam afetar a sua saúde e a qualidade de vida. O universo penitenciário por sua natureza pode apresentar um ambiente de hostilidades, sofrimento humano, conflitos interpessoais e impactos dos limites institucionais para o exercício profissional, por se tratar de uma instituição total, onde a natureza das suas características podem afetar a todos que convivem neste universo. A gestão das instituições penais quase sempre está voltada para as demandas relativas à segurança e disciplina penitenciária. Para realização do estudo, utilizou-se como método a revisão de literatura sobre a temática, além de busca de artigos em sites, como google acadêmico, BVS-Bireme, MEDLINE, PubMed entre outros. Os resultados encontrados ressaltam para o papel da gestão penitenciária na garantia de espaços de trabalho que promovam saúde e reduzam riscos psicossociais e vulnerabilidades no trabalho penitenciário, visto que a saúde e a qualidade de vida do trabalhador penitenciário não dependem exclusivamente da sua condição como indivíduo ou mesmo das condições desfavoráveis disponibilizadas pela instituição. Depende, sim, de um jogo movimentado na relação e na forma como um e outro fator integram o espaço organizacional.

Biografia do Autor

Iarani Augusta Galúcio Lauxen, Universidade Luterana do Brasil

Doutoranda no Programa de pós-graduação da Escola Superior de Teologia-EST, bolsista CAPES/PROEX. Mestre em Teologia, com pesquisa na área de políticas públicas para adolescentes em situação de drogadição. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e Gestão de Segurança Pública. Graduada em Serviço Social, atualmente docente do curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA e assistente social na Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul- SUSEPE. Autora do livro: Adolescentes, dependência química e políticas públicas, 2016. Desenvolve pesquisa na área de políticas públicas para adolescentes dependentes químicos, políticas penitenciárias a população carcerária jovem em situação de drogadição e a dimensão da espiritualidade no tratamento penal e fatores de estresse e qualidade de vida no trabalho do Técnico Superior Penitenciário-TSP. Possui experiência acadêmica na área sócio jurídica para infância e juventude e profissional nas áreas de saúde pública, saúde coletiva, saúde mental, controle social, segurança pública e ensino em Serviço Social.

Rosimar Souza dos Santos Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/CANOAS). Pós-graduada em Oncologia em Serviço Social pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Graduada em Serviço Social pela UFRJ e em Direito pela Faculdade Integrada do Tapajós - FIT/PA.  Atualmente é Assistente Social da UFRJ, atuando em um projeto de extensão voltado para o enfrentamento da violência contra a mulher. Coordena o Projeto de extensão na UFRJ: Tecendo reflexões sobre gênero e raça. Atua como tutora dos cursos na modalidade ead na Pro-reitoria de extensão da UFRJ. Possui experiência acadêmica na área da assistência social e profissional na área da saúde coletiva, saúde pública, assistência social, sócio jurídico e ensino em Serviço Social.

Márcio Borges Silva, Polícia Federal

Graduado em Ciências Contábeis pela UFRJ, especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará e em Auditoria Fiscal e Tributária pela Faculdade Gama Filho. Atualmente exerce suas atividades laborais na Polícia Federal – Superintendência Regional do Rio de Janeiro - RJ

Referências

- RODRIGUES, Marcus V. C. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. Petrópolis, Editora Vozes, 1999.

- MORETTI, Silvinha. Qualidade de vida no trabalho x autorealização humana. Disponível em:http://www.ergonomia.ufpr.br. Acesso 30 jul.2016.

- GUIMARÃES, L.A.M. Atualizações em qualidade de vida no trabalho. Apostila do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), 2005.

- BRASIL, BRASÍLIA. Lei nº 7.210 de 11 de Julho de 1984. Lei de Execuções penais. Disponível em: http://bd.camara.gov.br. Acesso em: Acesso em 15 de Mai, 2016.

- BONEZ, A. et al. Saúde mental de agentes penitenciários de um presídio catarinense. Psicol. Argum, v.31, n.74, p. 507-17, 2013. http://dx.doi.org/10.7213/psicol.argum.31.074

- TSCHIEDEL, R. M.; MONTEIRO, J. K. Prazer e sofrimento no trabalho das agentes de segurança penitenciária. Estud. psicol.(Natal), v. 18, n. 3, p. 527-35, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-94X2013000300013

- CHIES, L.A.B. A prisionalização do agente penitenciário: um estudo sobre os encarcerados sem pena. Cadernos de Direito, 2001.

- CARLOTTO, M. S. Síndrome de burnout: o estresse ocupacional do professor. Canoas: ed. ULBRA; 2010.

- Couto, H. de A., & Moraes, L. F. R. Limites do homem. Revista Proteção, 2000.

- Vaez, Elaine Cristina Vaz. Qualidade de vida profissional em assistentes sociais da cidade Campo Grande. Dissertação – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. Mestrado em psicologia, 2007.

- MORGAN, G. Imagens da Organização. Tradução Cecília Whitaker Bergamini. Roberto Coda. 1.ed.- São Paulo: Atlas, 2007.

- COSTA, Selma. Visão estratégica de recursos humanos. ULBRA EAD, 2014.

- CARLOTTO, M. S. & Câmara, S. G. Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Brasil. Revista Psico, PUCRS, 39(2), 152-158, 2008.

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

Lauxen, I. A. G., Borges, R. S. dos S., & Silva, M. B. (2018). A GESTÃO PENITENCIÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PENITENCIÁRIO. aúde m edes, 3(3), 256–263. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n3p256-263

Edição

Seção

Artigos Originais