Por favor, não tire minha filha de mim! Uma mãe não pode suportar ficar longe da filha

Autores

  • Priscilla Victória Rodrigues Fraga Hospital Sofia Feldman

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n1suplemp221-226

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de uma profissional assistente social, com o apoio da rede socioassistencial do município de Belo Horizonte, no acompanhamento a uma mãe em situação de vulnerabilidade social.Métodos: As informações foram compiladas em agosto de 2017 através dos atendimentos e de registros dos relatos da mãe a cerca da sua trajetória de privações, violações de direitos desde a infância e da percepção negativa da sua relação com os meios de proteção do Estado.Resultados: A internação hospitalar da mãe e bebê permitiu o adequado acolhimento e acompanhamento da equipe de saúde, que gerou a identificação das demandas e a articulação com equipamentos de apoio disponíveis na rede socioassistencial.  Favorecendo assim, o fortalecimento e promoção da família através da inserção nas políticas públicas de saúde, habitação e assistência social, bem como sendo instrumentos para a garantia de direitos da mãe e do bebê.Conclusão: Desta forma, conclui-se que o trabalho em rede afirmou sua potencialidade na articulação do cuidado integral a saúde e na garantia de direitos do cidadão, mediante a construção de um projeto terapêutico que considere as singularidades e necessidades de cada sujeito individualmente.Palavras Chave: Vulnerabilidade Social; Proteção Social em saúde; Serviço Social; Política de Saúde.

Biografia do Autor

Priscilla Victória Rodrigues Fraga, Hospital Sofia Feldman

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário UNA.Assistente social residente do Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia do Hospital Sofia Feldman.Integrante da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS/MG).Conselheira Estadual de Saúde representando o Conselho Regional de Serviço Social - CRESS/MG.

Referências

COSTA JV, CRUZ DV, IANARELLI R. Gestar o real do corpo: O direito à maternidade possível. VI Congresso Internacional da ABRAMD - Drogas e Autonomia: Ciência, Diversidade, Política e Cuidados; 7 a 10 de novembro de 2017; PUC Minas. Belo Horizonte; 2017.

MINAS GERAIS. Portaria nº 3/VCIJBH, de 22 de Julho de 2016. Dispõe sobre o procedimento para encaminhamento de crianças recém-nascidas e dos genitores ao Juízo da Infância e da Juventude, assim como, oitiva destes, nos casos de graves suspeitas de situação de risco, e sobre o procedimento para aplicação de medidas de proteção. Diário do Judiciário Eletrônico TJMG. Belo Horizonte 2016. [acesso em 02 nov 2017]. Disponível em: < http://www.tjmg.jus.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A80E40B5CC5DDF2015CCA7FD4E60B14>.

PINHEIRO, Roseni. Integralidade em saúde - Integralidade como princípio do direito à saúde. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, 2009. Rio de Janeiro, Brasi [Acesso em: 10 de nov 2017]. Disponível em: <http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/intsau.html>.

Downloads

Publicado

2018-06-16

Como Citar

Rodrigues Fraga, P. V. (2018). Por favor, não tire minha filha de mim! Uma mãe não pode suportar ficar longe da filha. aúde m edes, 4(1 Suplem), 221–226. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n1suplemp221-226