‘NEM DO BEM, NEM DO MAL’: INFÂNCIA, MORAL E SOCIALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n4p27-33Keywords:
infância, educação, moral, valores e gênero.Abstract
Este é um estudo sobre o processo de inculcação de valores morais na infância, a partir de pesquisa realizada em uma escola de Belém, entre alunos de Jardim II a 4ª série, considerando as repercussões identificadas na interação das crianças entre si e com os outros componentes da equipe escolar. Pensado sob o ponto de vista da articulação entre os campos da Antropologia e da Psicologia, este tema ganha formas e cores no cotidiano de uma escola construtivista que possui extrema preocupação e declarado compromisso com a temática investigada. Mais ainda, a questão de gênero se presentifica através das observações no contexto escolar e das interlocuções com professoras e dirigentes, a ambivalência com que tratam a problemática da formação moral dos alunos e alunas, ora revelando certa hierarquização nos atributos de valores entre eles, ora demarcando uma igualdade desses atributos para meninos e meninas.References
Piaget J. O Juízo Moral na Criança. São Paulo: Summus; 1994.
. Lombroso C. O Homem Delinquente. Rio de Janeiro: Ícone; 2013.
Nina Rodrigues R. Os Africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais; 2010.
Scott J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. IN: Educação & Realidade, 20 (21); jul/dez 1995.
Hessen J. Filosofia dos Valores. Portugal: Almedina; 2001.
Vásquez AS. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).