A interface ensino-serviço na formação farmacêutica: revisão integrativa

Autores

  • Lucas Balsanelli Souza Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Andréa Wander Bonamigo Doutora em Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Professora adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saude de Porto Alegre (UFCSPA)

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n2p157-169

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação em farmácia, Serviços de integração docente-assistencial, Sistema Único de Saúde

Resumo

OBJETIVOS: Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa de literatura sobre integração ensino-serviço de acadêmicos de farmácia com o Sistema Único de Saúde, que buscou analisar as diferentes contribuições da integração ensino-serviço para o processo de formação do futuro profissional farmacêutico. FONTE DE DADOS: Pesquisaram-se publicações posteriores a 2002, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando como pergunta norteadora: “Quais as contribuições que as experiências vivenciadas no Sistema Único de Saúde trazem para o processo de formação de farmacêuticos?”. RESUMO DAS CONCLUSÕES: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão nas 1.189 publicações encontradas, a amostra final incluiu 12 estudos. Os resultados mostraram as contribuições da integração ensino-serviço para a formação dos farmacêuticos, a importância das políticas interministeriais e o papel do Sistema Único de Saúde como cenário de prática no processo de formação. Conclui-se que a integração dos alunos de farmácia com os serviços públicos de saúde contribui para a formação de um profissional apto a responder aos desafios contemporâneos da saúde e capaz de incorporar uma visão mais aprofundada dos problemas sociais do País.

Biografia do Autor

Lucas Balsanelli Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Aluno de Mestrado no PPG Ensino na Saúde

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Balsanelli Souza, L., & Bonamigo, A. W. (2018). A interface ensino-serviço na formação farmacêutica: revisão integrativa. aúde m edes, 4(2), 157–169. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n2p157-169

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