Migração e Saúde em um perspectiva epistemologica reflexões para os trabalhadores da área da saúde

Autores

  • Ardigò Martino Universidade Federal do Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0003-0429-7772
  • Giovanna Carla Costa Rangel Universidade Federal de Goiania PPGSC - UFG Mestrado Profissional em Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p251-269

Palavras-chave:

Saúde dos migrantes, ciencias socias em saúde

Resumo

A análise da “saúde” dos “migrantes” representa um desafio teórico extremamente estimulante e uma oportunidade de inovação para as disciplinas que se dedicam ao tema. Em primeiro lugar, saúde e migração constituem duas esferas do saber que não podem ser analisadas através de uma abordagem monodisciplinar. De fato, elas evocam universos epistemológicos particularmente inter-relacionados  aos contextos sociais, culturais, políticos, econômicos, geográficos, às trajetórias de vida dos indivíduos e aos fatores biológicos, de difícil resolução dentro do campo de uma única disciplina e com apenas uma caixa de ferramentas e metodologias mono;disciplinares. Por outro lado, representam dois campos de produção de práticas, normas e símbolos em contínua evolução, que se relacionam e interferem com o espaço social, seja a nível local ou global e que não podem ser tratados por uma abordagem “neutra”. Em outras palavras a produção de saberes no campo da saúde e ainda mais nos tempos contemporâneos, no campo da migração, são por si um fato político.

Biografia do Autor

Ardigò Martino, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Medico, especialista em Hygiene and Public Health, douturado em Cooperação Internacional ao desenvolvimento, na Universidade de Bolonha.

Giovanna Carla Costa Rangel, Universidade Federal de Goiania PPGSC - UFG Mestrado Profissional em Saúde Coletiva

Farmacêutica. Mestra em Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Martino, A., & Costa Rangel, G. C. (2020). Migração e Saúde em um perspectiva epistemologica reflexões para os trabalhadores da área da saúde. aúde m edes, 5(2), 251–269. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p251-269

Edição

Seção

Sessão Especial - Cuidado Sem Fronteiras - Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)