Envelhecimento e vulnerabilidades: a odontogeriatria na graduação como estratégia de valorização da vida.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p253-263

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde do Idoso, Assistência Odontológica para Idosos

Resumo

O envelhecimento populacional suscita desafios sociais que se tornam mais evidentes pela pandemia de COVID-19, e o Brasil tem observado a morte de seus idosos e de jovens que não terão a oportunidade de envelhecer. A gerontologia, nesse contexto, faz-se imperativa e sua inserção na formação de profissionais de saúde é uma demanda urgente que a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atende por meio de estágios curriculares voltados à pessoa idosa, construindo e consolidando conhecimentos relacionados ao envelhecimento na formação de estudantes de graduação em odontologia. As atividades ocorrem no curso diurno em unidades de saúde e em instituições de longa permanência para idosos, e no curso noturno através de visitas domiciliares a idosos vinculados a unidades de saúde. A problematização que esses estágios geram parece ter um impacto positivo no processo de formação pois proporciona aos estudantes a possibilidade de desenvolverem outras formas de cuidado, que vão além da clínica biomédica tradicional e que os capacita como atores sociais. Essas diferentes práticas de ensino fortalecem a valorização da vida e do envelhecer, a autonomia e a participação do idoso como agente de formação e transformação social, e o protagonismo do próprio estudante.

Referências

Kalache A, Silva A, Giacomin KC, Lima KC, Ramos LR, Louvison M, Veras R. Aging and inequalities: social protection policies for older adults resulting from the Covid-19 pandemic in Brazil. Rev. bras. geriatr. gerontol [Internet]. 2020 [acessado 2020 Jul 31]; 23(6): e200122. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232020000600101&lng=en

Mbembe A. Necropolítica. arte e ensaios [internet]. 2017 [acessado 2020 Jul 31]; 2(32): 123-151. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993

WERNECK J. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde soc [Internet]. 2016 Set [acessado 2020 Jul 31]; 25(3): 535-549. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902016000300535&lng=en

Santos MPA, Nery JS, Goes EF, Silva A, Santos ABS, Batista LE, Araújo EM. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estud. av. [Internet]. 2020 Ago [acessado 2020 Jul 31]; 34(99): 225-244. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000200225&lng=en&nrm=iso>.

Association for Gerontology in Higher Education. [Internet] Gerontology/Geriatrics definitions. [acessado 2020 Jul 28]. Disponível em: www.aghe.org/resources/gerontology-geriatrics-descriptions.

World Health Organization. [internet] Aging and Health; 2018 [acessado 2020 Jul]. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs404/en/.

Conselho Federal de Odontologia.[internet] Quantidade Geral de Cirurgiões-Dentistas Especialistas; 2020 [acessado 2020 Mai 26]. Disponível em: http://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-cirurgioes-dentistas-especialistas/

Brasil, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diario Oficial Uniao 2002; 04 Mar.

Ettinger RL, Beck JD. Geriatric dental curriculum and the needs of the elderly. Special care in dentistry 1984; 4(5): 207-213.

Berkey D, Berg R. Geriatric oral health issues in the United States. Int Dent J 2001; 51(3): 254–64.

Nitschke I, Kunze J, Reiber T, Sobotta BAJ. Development of Undergraduate Gerodontology Courses in Austria, Switzerland, and Germany from 2004 to 2009. J Dent Educ 2013; 77(5): 630-639.

Levy N, Goldblatt RS, Reisine S. Geriatrics education in US dental schools: where do we stand, and what improvements should be made? J Dent Educ 2013; 77(10): 1270-1285.

Shah N. Teaching, Learning, and Assessment in Geriatric Dentistry: Researching Models of Practice. J Dent Educ 2010;74(1): 20-28

Matsuka Y, Nakajima R, Miki H, Kimura A, Kanyama M, Minakuchi H, Shinkawa S, Takiuchi H, Nawachi K, Maekawa K, Arakawa H, Fujisawa T, Sonoyama W, Mine A, Hara ES, Kikutani T, Kuboki T. A Problem-Based Learning Tutorial for Dental Students Regarding Elderly Residents in a Nursing Home in Japan. J Dent Educ 2012; 76(12): 1580-1588.

Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 85/2015 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Lei nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília: Diário Oficial da União 2006; 19 Out.

Padilha DMP, Baldisseroto J, Soll L, Bercht S, Petry P. Odontologia na Universidade: Para não Perder Tempo. R Facul Odotol 1998; 39(1): 14-16.

Padilha DMP, Castilhos ED, Mello ALF. Abordagem sistemática para o atendimento odontológico em instituições geriátricas. R Facul de Odontol 2001; 42(1): 34-37.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União 2002; 4 Mar.

Brasil. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Estabelece a revisão de diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União 2017; 22 Set.

World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Trad. de S Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2005.

Merhy EE, Onocko R. Agir em saúde: um desafio para o público. 2nd ed. São Paulo: Hucitec; 1997.

Hui D, Nooruddin Z, Didwaniya N, Dev R, De La Cruz M, Kim S, Kwon JH, Hutchins R, Liem C, Bruera E. (2014). Concepts and definitions for “actively dying”, “end of life”, “terminally ill”, “terminal care”, and “transition of care”: a systematic review. J Pain Symptom Manage 2014; 47(1), 77-89.

Gadamer, H. G. Gadamer's century: essays in honor of Hans-Georg Gadamer. MIT Press; 2002.

Araújo JL, Paz EPA, Moreira TMM. Hermeneutics and health: reflections on the thinking of Hans-Georg Gadamer. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2012 [acessado 2020 Jul 31]; 46(1): 200-207. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100027.

Macdonald ME, Singh HK, Bulgarelli AF. Death, dying, and bereavement in undergraduate dental education: A narrative review. Journal of Dental Education 2020; 84(5): 524-533.

Brasil. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni. Diário Oficial da União 2007; 25 Abr.

Cunha GT. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo: Hucitec; 2005.

Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Ciênc. saúde coletiva 2010; 15(5): 2297-2305.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. HumanizaSUS - Política Nacional de Humanização: A Humanização como Eixo Norteador das Práticas de Atenção e Gestão em Todas as Instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

Rolim LB, Cruz RSBLC, Sampaio KJAJ. Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa. Saúde debate [Internet]. 2013 mar [acessado 2020 Jul]; 37(96): 139-147. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042013000100016&lng=en

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

De Marchi, R. J., Carniel, R. K., Bitencourt, R. R., Bulgarelli, A. F., Baldisserotto, J., & Martins, A. B. (2021). Envelhecimento e vulnerabilidades: a odontogeriatria na graduação como estratégia de valorização da vida. aúde m edes, 7(2), 253–263. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p253-263

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)