Estudo Qualitativo acerca da Supervisão clínico-institucional em uma equipe de saúde mental: uma análise implicada
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p43-58Palabras clave:
Ensino em Saúde, Educação Permanente,Resumen
O objetivo deste artigo consiste emanalisar o processo de supervisão clínico-institucional em uma equipe de saúde mental. Metodologia: este estudo teve uma abordagem qualitativa, constituindo-se emuma pesquisa-intervenção. Os participantes foram os profissionais de saúde e a supervisora de um Centro de Atenção Psicossocial III, do Estado do Rio de Janeiro. A produção de dados teve como base as narrativas dos participantes, a observação e o instrumento de coleta – o diário de campo na perspectiva institucional. A interpretação e a análise do material foram alicerçadas sob a lógica da hermenêutica. Os resultados apontaram para vários saberes que sustentam a supervisão clínico-institucional, sendo eles: gestão, política, a concepção e funcionamento do território. Esses saberes, na maioria das vezes, dialogam e possibilitam o compartilhamento do cuidado entre os membros da equipe, o trabalho intersetorial e o acolhimento à crise e ao sofrimento psíquico. Conclusão: o cuidado no território é complexo por exigir diversas articulações que não se dão a priori. A supervisão deste serviço possibilita o tratamento no território e o protagonismo do usuário em seu cuidado, além de operar contemplando a educação permanente e a produção do cuidado em saúde mental.Citas
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