Perspectivas de internacionalização da pós-graduação em saúde: uma análise de documentos avaliativos da Capes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p53-71

Palavras-chave:

Programas de Pós-Graduação em Saúde, Avaliação da Pesquisa em Saúde, Sistemas de Avaliação das Publicações

Resumo

Objetivos: Analisar como as Áreas de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Enfermagem, Farmácia, Medicina I, Medicina II, Medicina III, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva, pertencentes à Grande Área de Saúde, tratam a internacionalização em seus Documentos de Área, bem como identificar como essas perspectivas se traduzem em ações na Ficha de Avaliação da Capes. Métodos: À luz dos Documentos de Área, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo para estudo dos princípios, políticas e indicadores de avaliação da internacionalização das Fichas de Avaliação tendo em vista as recomendações exaradas pelo Grupo de Trabalho de Internacionalização da Capes. Resultados: As ações de internacionalização consideradas pelas áreas de saúde apresentam um cerne em comum, com as atividades de mobilidade docente e discente, projetos de pesquisa com estrangeiros, captação de financiamento internacional, participação no corpo editorial de periódicos estrangeiros, estrutura institucional que possibilite aos estrangeiros participação nos programas de pós-graduação; orientações com cotutela e dupla titulação; participação de docentes em bancas e disciplinas no exterior, bem como na organização de eventos internacionais ou como convidados para proferirem palestras. Conclusões: Verifica-se que as Áreas analisadas consideram diversas ações como promotoras de internacionalização e passíveis de avaliação, porém vários componentes que poderiam contribuir para uma internacionalização efetiva são considerados por poucas áreas.

Biografia do Autor

Luciana Gasparotto Alves de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Analista em Ciência e Tecnologia da Capes. 

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Gasparotto Alves de Lima, L., & Fontoura Teixeira, M. do R. (2022). Perspectivas de internacionalização da pós-graduação em saúde: uma análise de documentos avaliativos da Capes. aúde m edes, 8(3), 53–71. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p53-71

Edição

Seção

Artigos Originais