Perspectivas de internacionalização da pós-graduação em saúde: uma análise de documentos avaliativos da Capes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p53-71

Palabras clave:

Programas de Pós-Graduação em Saúde, Avaliação da Pesquisa em Saúde, Sistemas de Avaliação das Publicações

Resumen

Objetivos: Analisar como as Áreas de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Enfermagem, Farmácia, Medicina I, Medicina II, Medicina III, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva, pertencentes à Grande Área de Saúde, tratam a internacionalização em seus Documentos de Área, bem como identificar como essas perspectivas se traduzem em ações na Ficha de Avaliação da Capes. Métodos: À luz dos Documentos de Área, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo para estudo dos princípios, políticas e indicadores de avaliação da internacionalização das Fichas de Avaliação tendo em vista as recomendações exaradas pelo Grupo de Trabalho de Internacionalização da Capes. Resultados: As ações de internacionalização consideradas pelas áreas de saúde apresentam um cerne em comum, com as atividades de mobilidade docente e discente, projetos de pesquisa com estrangeiros, captação de financiamento internacional, participação no corpo editorial de periódicos estrangeiros, estrutura institucional que possibilite aos estrangeiros participação nos programas de pós-graduação; orientações com cotutela e dupla titulação; participação de docentes em bancas e disciplinas no exterior, bem como na organização de eventos internacionais ou como convidados para proferirem palestras. Conclusões: Verifica-se que as Áreas analisadas consideram diversas ações como promotoras de internacionalização e passíveis de avaliação, porém vários componentes que poderiam contribuir para uma internacionalização efetiva são considerados por poucas áreas.

Biografía del autor/a

Luciana Gasparotto Alves de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Analista em Ciência e Tecnologia da Capes. 

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

Gasparotto Alves de Lima, L., & Fontoura Teixeira, M. do R. (2022). Perspectivas de internacionalização da pós-graduação em saúde: uma análise de documentos avaliativos da Capes. aúde m edes, 8(3), 53–71. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p53-71

Número

Sección

Artigos Originais