Monitoria de Anatomia Humana no curso de Medicina: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4301Resumen
A Anatomia Humana é uma disciplina presente na grade curricular do curso de Medicina das universidades brasileiras, possuindo o estigma de ser desafiadora e, portanto, necessita de métodos de ensino-aprendizagem eficazes e claros. Assim, os programas de monitoria se tornam uma ferramenta importante na garantia de uma boa formação acadêmica tanto para os alunos-monitores quanto para os alunos-monitorados. O presente trabalho visa relatar a experiência de monitores no ensino da disciplina em questão em uma universidade pública no interior do estado do Rio de Janeiro no ano de 2022. Durante o período mencionado, a atuação dos alunos-monitores foi voltada para participação ativa em aulas práticas, disponibilização de monitorias semanais para retirada de dúvidas e aprofundamento do conteúdo estudado, bem como a elaboração de simulados práticos nas semanas que antecederam as provas e o oferecimento de estudos dirigidos. Ao final de cada período letivo, os alunos-monitorados avaliaram as atividades desenvolvidas pelos monitores por meio de um formulário eletrônico anônimo (Google Forms). O resultado mostra que as atividades propostas pelos monitores, como aplicações clínicas do conteúdo e a participação ativa dos discentes, repercutiram positivamente no engajamento acadêmico dos alunos-monitorados. Para os monitores, a experiência adquirida durante o processo trouxe contribuições ímpares para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como a comunicação mais efetiva e clara para transmitir os conteúdos de anatomia aos alunos-monitorados, além da revisão e consolidação de temáticas previamente abordadas na graduação e estabelecimento de relações sociais com discentes de outros períodos letivos, impulsionando, assim, o desejo pela carreira docente. Palavras-chave: Anatomia; Ensino; Faculdades de Medicina.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Saúde em Redes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).