Utilização de recursos de tele-educação em um hospital universitário da região oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p89-102Palavras-chave:
Telemedicina, tecnologia de informação, pessoal de saúde, educação a distância.Resumo
OBJETIVO: Identificar a utilização do serviço de telemedicina no Hospital Universitário, Cascavel - PR, no período de 2010 a 2017. MÉTODO: estudo descritivo e quantitativo, foram utilizados dados secundários e aplicado questionário para 65 participantes. Assim, foram registrados o número de usuários, as videoconferências, a infraestrutura, os equipamentos, os recursos humanos e a satisfação dos usuários. RESULTADOS: Observou-se uma média de 38 videoconferências no período do estudo, com um crescimento no número de usuários e no número de videoconferências em relação ao início das atividades. As áreas mais utilizadas foram: teledermatologia, saúde da criança e adolescente, telecoloproctologia e neurologia. O setor começou a ser utilizado por outras áreas e por outros profissionais do Hospital Universitário do Oeste do Paraná devido às melhorias na infraestrutura. As atividades foram centralizadas na tele-educação e as ações de tele-assistência ficaram prejudicadas por falta de investimento no setor e nos municípios envolvidos. A satisfação da totalidade dos usuários (65) revelou que o serviço de telemedicina tem se mostrado eficaz. CONCLUSÃO: O setor apresenta um grande potencial e tem contribuído para a melhoria no que tange a qualidade de ensino, no entanto, precisa de maiores investimentos para integrar-se aos serviços de saúde.Referências
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