Ciclos Temáticos na Residência em Saúde: uma estratégia de Educação Permanente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p39-52

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde. Educação Permanente. Trabalho. Formação Profissional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os ciclos temáticos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC – Redes), como uma estratégia de educação permanente em saúde (EPS). Caracterizou-se como exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido no PRMSC – Redes, na V Gerência Regional de Saúde (V GERES) do Estado de Pernambuco. Foram analisados os relatórios dos ciclos temáticos dos anos 2017 e 2019 e entrevistados, a partir de entrevista semiestruturada, onze trabalhadores da V GERES que participaram dos ciclos – utilizou-se análise documental e análise de conteúdo respectivamente. Com a análise dos relatórios, foi possível identificar a diversidade dos temas abordados nos ciclos temáticos, que consideraram as políticas de saúde prioritárias na realidade locorregional. E, a partir das entrevistas, foi possível relacionar e verificar as contribuições dos ciclos como espaço para trocas de saberes; também para problematização de temas estratégicos das políticas de saúde; além disso, promovendo reflexões e práticas para o processo de trabalho intra e intersetorial; e desenvolveu-se de maneira a construir desdobramentos para o trabalho na GERES, considerando todos os participantes no processo permanente de qualificação dos ciclos. Destaca-se que ter como base no planejamento e no desenvolvimento dos ciclos as pedagogias críticas foi fundamental para que a avaliação dos participantes fosse positiva e, assim, para o alcance dos seus objetivos. Por fim, os ciclos temáticos promovidos pelo PRMSC – Redes se configuraram como estratégia de EPS na V GERES, que deve ser continuada e aperfeiçoada cada vez mais, integrando todos os atores envolvidos e suas necessidades.  

Biografia do Autor

Jessica Aparecida Sobrinho, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco - ESPPE/ SES - PE

Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em gestão de redes de saúde, pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, Pernambuco, Brasil. Farmacêutica pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida, Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Emmanuelly Correia de Lemos, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco - Secretaria Estadual de Saúde de PE - ESPPE - SES - PE

Coordenadora de Educação Permanente em Saúde da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Pernambuco, Brasil. Doutora pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Pernambuco, Recife, Brasil. 

Vanessa Alves de Sousa, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ - PE;

Mestra em Saúde Coletiva, pela Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ – Pernambuco, Psicóloga pela Universidade de Pernambuco, Garanhuns, Brasil. 

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Publicado

2021-07-22

Como Citar

Sobrinho, J. A., de Lemos, E. C., & de Sousa, V. A. (2021). Ciclos Temáticos na Residência em Saúde: uma estratégia de Educação Permanente. aúde m edes, 7(2), 39–52. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p39-52

Edição

Seção

Artigos Originais