A Interprofissionalidade nos Cursos de Enfermagem de Instituições de Ensino Superior Públicas da Região Sul do Brasil

Autores

  • Bernarda Cesira Cassaro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Franklin de Almeida Cipolato Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Larissa Jaine Pinheiro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Larissa Hermes Thomas Tombini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Graciela Fonsêca Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p15-23

Palavras-chave:

Saúde, Educação Interprofissional, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar componentes curriculares ou disciplinas interprofissionais nos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de graduação em enfermagem das Instituições de Ensino Superior públicas localizadas na região Sul do Brasil. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, norteado por análise documental, cujo corpus foram os PPC dos cursos de graduação em Enfermagem. Resultados: Foram identificados 18 cursos de graduação em enfermagem e somente um deles apresentava um componente curricular eletivo que inclui diretamente interprofissionalidade em sua ementa, outros dois cursos abordam a temática em alguns componentes curriculares. Na análise da disciplina ímpar que dá ênfase a interprofissionalidade, frisa-se a eletividade e o fato de não exigir pré-requisitos. Conclusão: A Educação Interprofissional pode ser considerada uma ferramenta essencial para formar e preparar profissionais de saúde aptos a enfrentar as dificuldades e fragilidades dos serviços, de modo a intervir com maior grau de resolubilidade nos problemas de saúde da população.

Biografia do Autor

Bernarda Cesira Cassaro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Estudante de Enfermagem - Saúde

Franklin de Almeida Cipolato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmico de enfermagem.

Larissa Jaine Pinheiro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira

Larissa Hermes Thomas Tombini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Saúde Coletiva

Graciela Fonsêca, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Ciências Odontológicas

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Publicado

2021-07-22

Como Citar

Cassaro, B. C., Cipolato, F. de A., Pinheiro, L. J., Tombini, L. H. T., & Fonsêca, G. (2021). A Interprofissionalidade nos Cursos de Enfermagem de Instituições de Ensino Superior Públicas da Região Sul do Brasil. aúde m edes, 7(2), 15–23. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p15-23

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