Educação em saúde: compartilhando saberes em saúde com alunos do ensino fundamental na cidade de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n2p183-189Palavras-chave:
Educação, Saúde Coletiva, Educação em SaúdeResumo
O relato é fruto de uma experiência vivenciada na efetivação de um projeto educativo, construído por acadêmicos de enfermagem, sob orientação de docentes, na disciplina de Educação em Saúde, cujo objetivo foi de instrumentalizar os alunos para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde individuais e coletivas que promovam a autonomia e contribuam ao processo de construção da cidadania. O projeto teve como temática o combate ao Mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya, doenças com alta incidência no Brasil e no mundo. É importante que o aluno a partir das práticas de educação problematizadora, que o proporciona a capacidade de reproduzir pensamento crítico e reflexivo sobre as práticas educacionais em saúde, também esteja incluso na aplicação de ensinos que facilitem a construção de um aprendizado significativo, de modo que essa construção reflita de forma positiva sobre o contexto epidemiológico nacional e internacional. A vivência descrita incentivou o discente para ações de Educação Popular em Saúde, fato considerável, pois tais ações impulsionam movimentos voltados para a promoção da participação social no processo de formulação e gestão das políticas públicas de saúde direcionando-as para o cumprimento efetivo das diretrizes e dos princípios do SUS.
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