Abrir gavetas, tramar redes: dos impactos ressonantes da educação pelo trabalho na saúde

Autores

  • Renata Castro Gusmao Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Burg Ceccim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria de Lourdes Drachler Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n1p161-176

Palavras-chave:

Impacto, Educação na Saúde, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Objetivo: Este artigo objetiva trazer à cena uma pesquisa relativa ao impacto do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde, o qual estabelece uma trama entre ensino universitário, política pública e demandas sociais em saúde. Método: O tema do impacto, tão frequente nas discussões envolvendo avaliação e monitoramento em políticas e ações em educação e saúde, foi tomado em consideração, não apenas como uma pergunta a responder, mas como uma construção de pensamento sobre o que uma política pública “faz” na realidade (como uma política pública “impacta” uma realidade) e como uma prática de ensino e aprendizagem é afetada por esta. Antes de avaliá-lo, medi-lo, primeiramente, foi necessário tematizá-lo, em diálogo aberto com quem participou do Programa. Resultados: o impacto que ressoou tem a ver com a convocação ao movimento; o borramento de fronteiras disciplinares; a produção de outras possibilidades aos saberes e fazeres, e no deslocamentos nos modos de ser profissional, docente e discente. O impacto se mostrou no entre, nos novos pactos postos a funcionar. Nesta perspectiva, foi necessário apurar os sentidos para encontrá-lo, para perceber o que ressoa como efeito do encontro. Conclusões: Uma vez assim, uma “pesquisa de impacto” não atesta este ou qualquer programa ou política, ela cartografa movimentos. Oimpacto seria relativo àquilo que resta inacabado: não o que aconteceu, mas aquilo que entrou em acontecimento, em construção de realidades possíveis, imprevisíveis, invisíveis e inaudíveis, que ao entrarem em movimento produzem realidades, im.pactos.

Biografia do Autor

  • Renata Castro Gusmao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    doutoranda em educação pelo Programa de ós-Graduação em Educação da Universidade Fedeal do Rio Grande do Sul, mestra em Saúde Coletiva, nutricionista.
  • Ricardo Burg Ceccim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação


  • Maria de Lourdes Drachler, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    médica, mestrado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Epidemiologia e Ciências Populacionais pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, Universidade de Londres. Trabalho na Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, lotada na CNCDO/RS e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-05-10

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Gusmao, R. C., Ceccim, R. B., & Drachler, M. de L. (2022). Abrir gavetas, tramar redes: dos impactos ressonantes da educação pelo trabalho na saúde. Saúde Em Redes, 8(1), 161-176. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n1p161-176

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