O papel das Comissões de Integração Ensino-Serviço CIES em questão: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup1p37-55

Palavras-chave:

Educação Permanente, Saúde Coletiva, Saúde Pública

Resumo

O estudo objetiva fazer uma revisão integrativa sobre a atuação das Comissões de Integração-Ensino Serviço (CIES) em diferentes contextos, aspectos de funcionamento, desafios e estratégias para superação de dificuldades como instrumento da Prática Baseada em Evidências, seguindo parâmetros metodológicos pré-estabelecidos. Para tanto, realizou-se diálogos a partir das informações extraídas das produções selecionadas, seguindo uma análise descritiva e reflexiva de acordo com a categorização com as questões: compreendendo o papel das CIES na condução da Política de Educação Permanente; desafios para o funcionamento e desenvolvimento das CIES; avanços e estratégias para desenvolver as potencialidades das CIES. Observou-se a capacidade das CIES em fomentar a participação ativa e democrática dos entes representantes do Quadrilátero do Sistema Único de Saúde (SUS), destacou-se a necessidades de outros estudos para fortalecer as estratégias em andamento, bem como, disseminar o que está dando certo e buscar ferramentas metodológicas, dialógicas, avaliativas que dê conta de forma crítica a compreensão sobre o movimento na junção de esforços para a consolidação do SUS.

Biografia do Autor

  • Cláudia Irene Ferreira da Silva, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) - Onde realizo Mestrado Profissional. Trabalho na Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA)
    Assistente Social da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA), atuando na Gerência de Educação Permanente / Coordenação de Educação na Saúde / Diretoria de Gestão e  Educação na Saúde. Cursando Mestrado Profissional em Gestão e Serviço de Saúde da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP). claudia.irene1222@gmail.com.
  • Silvia Ferreira Nunes, Docente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP)
    Economista - Doutora pelo Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Área e concentração: Desenvolvimento Socioambiental - NAEA/UFPA 2018; Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Atua como Gerente de Pesquisa e Docente do Mestrado Profissional em Saúde na Amazônia da Fundação Santa Casa de Misericórdia Pará

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Publicado

2022-07-08

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Silva, C. I. F. da, & Nunes, S. F. (2022). O papel das Comissões de Integração Ensino-Serviço CIES em questão: revisão de literatura. Saúde Em Redes, 8(sup1), 37-55. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup1p37-55