Algumas aprendizagens sobre o NASF: relato de uma experiência acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p149-155Resumo
Esse relato de experiência aborda uma vivência que ocorreu no mês de agosto de 2019 em um Centro de Saúde da Comunidade de Palmas (CSC) – TO. O objeto da experiência é a atuação do NASF na oferta de saúde na puericultura (Projeto Bebê Clean), a qual tinha como objetivo intensificar a relação mãe e filho a respeito da amamentação, introdução alimentar e o shantala no CSC a partir da vivência em aulas práticas do Módulo Integração-Ensino-Serviço-Comunidade/IESC I do curso de Medicina do ITPAC Palmas. A metodologia aplicada consistiu na participação dos acadêmicos em uma oficina pedagógica no CSC com a equipe do NASF e a preceptora do módulo, visando conhecer a multidisciplinaridade e compreender as atividades realizadas por este, considerando o processo colaborativo e o papel do ACS como elo entre a equipe e a comunidade. A partir dessa vivência acadêmica foi possível reconhecer que a formação médica com aulas práticas na atenção primária à saúde possibilita a reflexão sobre o verdadeiro papel do médico, o qual vai além do ato de curar doenças e fazer cirurgias.
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