Colorindo caminhos no SUS: implementação da linha de cuidado à saúde integral da população LGBTI+ na cidade de Mossoró/RN.
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p103-125Resumo
O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de implementação da linha de cuidado em saúde da população LGBTT+ no município de Mossoró - RN. Além disso, busca-se apresentar a elaboração da linha do tempo de implementação do Ambulatório, realizada através de oficina participativa com base nos preceitos da Educação Popular. Quanto aos aspectos metodológicos, guiou-se pelo método do relato da experiência, uma vez que, a partir de Ludke, Cruz e Boing1, o RE não se configura somente enquanto relato de pesquisa acadêmica, mas também trata-se do registro de experiências vivenciadas. O relato de experiência como expressão escrita de vivências possibilita a produção de conhecimento e a discussão e reflexão sobre o vivido. A população participante do processo de criação da linha do tempo exposta neste estudo foram pessoas LGBTI+ envolvidas no processo de implementação do ambulatório, movimentos e organizações sociais, residentes multiprofissionais, atores da gestão municipal e estadual de saúde do Rio Grande do Norte e usuárias e usuários da linha de cuidado. Estima-se, a partir do relato e das reflexões escritas, ampliar a discussão do fazer do SUS enquanto espaço afirmador de direitos, que promove visibilidade às populações específicas. Espera-se, também, disseminar o que se foi vivido e realizado no âmbito da saúde, como a inclusão da população LGBTI+ no estado do Rio Grande do Norte, para que assim outros espaços possam visualizar a possibilidade e a relevância de um serviço equânime.
Palavras-chave: Saúde Pública; Pessoas LGBTQIA+; Residência Multiprofissional em Saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).