Educação, saúde e processos inclusivos: o compromisso-com no Atendimento Educacional Especializado em uma “costura de narrativa”
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p483-503Resumo
Diante do objetivo geral de conhecer e compreender as medidas tomadas por professoras do Atendimento Educacional Especializado durante a pandemia de covid-19 para assegurar os processos inclusivos na escola, um estudo de caso foi empreendido em uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O artigo, extração dessa pesquisa, traz de narrativas da docência uma “costura de narrativa”. A costura de narrativa surgiu como um método inovador na apresentação dos resultados qualitativos, segundo a noção de “regime de afetabilidade”. O artigo enseja visibilidade aos regimes de vulnerabilização (exclusão ou segregação, por exemplo) e de afetabilidade (acolhimento e processos inclusivos). A costura de narrativa se propõe à valorização do relato em primeira pessoa, ao mesmo tempo que à vocalização possível aos coletivos sob a mesma experiência social. O método foi escolhido por contemplar o compromisso-com, não a pesquisa com escolares, professores ou assessores, tampouco se estuda o discurso de quaisquer desses agentes. A narrativa da docência não era instrumento previsto ao projeto inicial de pesquisa, tratou-se de acolher a emergência desse compromisso-com insurgente no fazer profissional. Trabalhou-se com a apresentação de cenários, designados como paisagem psicossocial, também compreendidos como paisagens de conexão afetiva. As considerações finais trazem o compromisso-com como a articulação com a vida do outro, suas necessidades e sua busca consciente ou não de expressão de sua existência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).