A musicalização no acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2025v11n2.4508

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Música

Resumo

Objetivos: Relatar a experiência da realização de oficinas de musicalização com crianças com TEA. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso da musicalização como terapia complementar para crianças diagnosticadas com TEA. As atividades foram divididas nas seguintes etapas: 1) Acolhimento; 2) Identificação e reconhecimento; 3) Coordenação motora e acompanhamento do pulso musical; e 4) Encerramento.  Resultados: Foi possível perceber ao longo das sessões uma evolução no comportamento das crianças, com maior formação de vínculo e promoção do desenvolvimento cognitivo e social. As interações promovidas pelo estímulo da música evoluíram de forma crescente, culminando na formação de vínculos fortes entre as crianças e entre a equipe, de forma a potencializar os benefícios observados no período estudado. Conclusão: O uso de técnicas adequadas para ofertar a musicalização para crianças com TEA se mostrou positivo a partir da observação ao longo da intervenção. Os impactos positivos observados podem contribuir para estimular maiores estudos sobre o tema e a maior inserção da música como terapia alternativa para o TEA.

Referências

1. Kanner L. Autistic disturbances of affective contact. Nervous Child [Internet]. 1943 [citado 26 out. 2023];2(3):217-50. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1943-03624-001

2. Wolff S. The history of autism. Eur Child Adolesc Psychiatry [Internet] 2004 [citado 26 out. 2023];13(4):201-8. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00787-004-0363-5

3. American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5ª ed. rev. Porto Alegre: Artmed; 2023.

4. Iles A. Autism Spectrum Disorders. Prim Care [Internet] 2021 [citado 27 out. 20023];48(3):461-73. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0095454321000191?via%3Dihub

5. Lai M, Lombardo MV, Baron-Cohen S. Autism. Lancet [Internet]. 2014 [citado 26 out. 2023];383(9920):896–910. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(13)61539-1/abstract

6. Paula CS, Ribeiro SH, Fombonne E, Mercadante MT. Brief Report: prevalence of pervasive developmental disorder in Brazil: a pilot study. J Autism Dev Disord [Internet]. 2011 [citado 17 out. 2024];41(12):1738-42. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10803-011-1200-6

7. Pellecchia M, Dickson K, Vejnoska S, Stahmer A. The Autism Spectrum: diagnosis and epidemiology. Em: Matson JL, editor. APA Handbook of Intellectual and Developmental Disabilities. New York, NY: Springer; 2019. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2F0000194-009

8. Solomon AH, Chung B. Understanding autism: how family therapists can support parents of children with autism spectrum disorders. Fam Process [Internet]. 2012 [citado 01 nov. 2023];51(2):250-64. doi:111/j.1545-5300.2012.01399.x.

9. Boso M, Politi P, Barale F, Enzo E. Neurophysiology and neurobiology of the musical experience. Funct Neurol [Internet]. 2006 [citado 27 out. 2023];21(4):187-91. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17367577/

10. Wigram T, Gold C. Music therapy in the assessment and treatment of autistic spectrum disorder: clinical application and research evidence. Child Care Health Dev [Internet]. 2006 [citado 31 out. 2023];32(5):535-42. doi:111/j.1365-2214.2006.00615.x.

11. Asnis VP, Elias NC. Ensino de música para pessoas com o transtorno do espectro do autismo. 1ª ed. São Paulo: Cortez Editora; 2019.

12. Politte LC, Howe YJ, Nowinski L. Evidence-based treatments for autism spectrum disorder. Curr Treat Options Psychiatry [Internet]. 2015 [citado 31 out. 2023];2(1):38-56. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/276316705_Evidence-Based_Treatments_for_Autism_Spectrum_Disorder

13. Brondino N, Fusar-Poli L, Rocchetti M, Provenzani U, Barale F, Politi P. Complementary and alternative therapies for autism spectrum disorder. Evid Based Complement Alternat Med [Internet]. 2015 [citado 01 nov. 2023];2015:258589. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4439475

14. Sharma SR, Gonda X, Tarazi FI. Autism Spectrum Disorder: Classification, diagnosis and therapy. Pharmacol Ther [Internet]. 2018 [citado 02 nov. 2023];190:91-104. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0163725818300871?via%3Dihub

15. Greenspan SI, Wieder S. A functional developmental approach to autism spectrum disorders. JASH [Internet]. 1999 [citado 01 nov. 2023];24(3):147-61. Disponível em: https://secure3.convio.net/pch/assets/pdfs/a-functional-developmental-approach-to-autistic-spectrum-disorders.pdf

16. Ribeiro LC, Cardoso AA. Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional. Cad Bras Ter Ocup [Internet]. 2014 [citado 02 nov. 2023];22(2):399-408. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1070

17. Virues-Ortega J, Julio FM, Pastor-Barriuso R. The TEACCH program for children and adults with autism: a meta-analysis of intervention studies. Clin Psychol Rev [Internet]. 2013 [citado 03 nov. 2023];33(8):940–53. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0272735813000937?via%3Dihub

18. Lheureux-Davidse C. Autismo e vícios. Ágora (Rio J) [Internet]. 2015 [citado 03 nov. 2023];18(1):25-38. Disponível em: https://www.scielo.br/j/agora/a/z99HzsfKNC4mCS7hCjPn7qM/abstract/?lang=pt

19. Krüger GR, Garcias LM, Hax GP, Marques AC. O efeito de um programa de atividades rítmicas na interação social e na coordenação motora em crianças com transtorno do espectro autista. Rev Bras Ativ Fis Saude [Internet]. 2019 [citado 03 nov. 2023];23:1-5. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/12414

20. Gaspar L. Brincadeiras de roda. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 2006 [atualizado 10 jun. 2022]. Disponível em: https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/brincadeiras-de-roda/

21. Farias EG. As cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico na alfabetização [monografia]. Alto Paraíso de Goiás: Universidade de Brasília; 2013. 58 p. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/7827

22. Altenmüller E, Schlaug G. Apollo’s gift: new aspects of neurologic music therapy. Prog Brain Res [Internet]. 2015 [citado 06 nov. 2023];217:237–52. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0079612314000302?via%3Dihub

23. Soares AM, Cavalcante Neto JL. Avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática. Rev Bras Educ Espec [Internet]. 2015 [citado 07 nov. 2023];21(3):445-58. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/8Xtc9zVHzqftP3Gcx6GmpNQ/abstract/?lang=pt#

24. Belek B. Articulating sensory sensitivity: from bodies with autism to autistic bodies. Med Anthropol [Internet]. 2019 [citado 9 nov. 2023];38(1):30–43. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29727204/

25. Wieder S, Greenspan SI. Climbing the symbolic ladder in the DIR model through floor time/interactive play. Autism [Internet]. 2003 [citado 10 nov. 2023];7(4):425–35. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1362361303007004008?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed

Downloads

Publicado

2025-05-01

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Costa, M. C. da ., Martins, G. S. Q. ., Haupenthal Júnior, R. ., Fiaes, C. S. ., Gomes, D. R. ., & Pedroso, M. R. de O. (2025). A musicalização no acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista: um relato de experiência. Saúde Em Redes, 11(2), 4508. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2025v11n2.4508

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)