Vivências de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular na Atenção Primária à Saúde: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2025v11n1.4525Palavras-chave:
Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Consulta de Enfermagem, Promoção da SaúdeResumo
Objetivo: Descrever as experiências de cinco acadêmicos de enfermagem em estágio curricular obrigatório na Atenção Primária à Saúde, no município de Parnaíba-PI. Breve descrição da experiência: Durante o estágio, os acadêmicos realizaram atividades de educação em saúde, imunização, acolhimento em sala de triagem e consultas de enfermagem. Desse modo, o relato enfatiza não apenas a amplitude das atividades realizadas, como também a importância da prática clínica na formação em enfermagem. Tal prática prepara os alunos de forma abrangente, capacitando-os para atuar de maneira efetiva na promoção da saúde e prevenção de doenças na Atenção Primária à Saúde. Considerações finais: A experiência vivenciada pelos acadêmicos durante o estágio expressa a imprescindibilidade dos estágios de enfermagem na preparação dos futuros profissionais da área. Essa vivência prática proporciona uma base sólida e essencial para a transição dos estudantes para a esfera profissional, habilitando-os não apenas tecnicamente, mas também no desenvolvimento de habilidades interpessoais e na compreensão da importância do trabalho em equipe e da integralidade da assistência à saúde. As limitações deste estudo residem no fato de ter sido elaborado a partir da visão de apenas cinco acadêmicos, o que pode não refletir a totalidade das experiências nas Unidades Básicas de Saúde, somado à carga horária limitada. Com mais tempo dedicado ao campo de estágio, o aprendizado seria significativamente mais enriquecedor.
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