ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n3p63-71Palavras-chave:
saúde bucal, Estratégia Saúde da Família, Educação em SaúdeResumo
Objetivos: o estudo objetivou abstrair as percepções de profissionais atuantes na Atenção à Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família quanto à educação em saúde. Métodos: estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 17 profissionais da equipe de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família. A coleta ocorreu entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, sendo utilizada a entrevista semi-estrutura gravada. Para a análise, foi utilizada a técnica da Análise de Discurso. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa local. Resultados: as falas expressam uma visão incipiente sobre educação em saúde, o que pode estar se traduzindo em práticas pouco contextualizadas com os ideais de uma educação em saúde libertadora, transformadora, emancipadora e cidadã. Conclusões: O referencial teórico de Educação em Saúde percebido pela grande maioria dos profissionais relaciona-se com o Modelo Tradicional de Educação em Saúde. A aplicação dos princípios da Educação Popular em Saúde constitui-se em desafio para a equipe de saúde bucal. Tal cenário se mostra preocupante, haja vista a promoção da saúde, subsidiada pela educação em saúde, se configurar em objeto mor da Estratégia Saúde da Família.
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