Sofia: narrativa de uma história de abandono e sequestro dos direitos de vir a ser

Autores

  • Adriana Oliveira Lanza Moreira Orsine Prefeitura de Belo Horizonte.
  • Kenia Lara Silva Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Alzira Oliveira Jorge Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Odete Pereira Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n1suplemp75-83

Palavras-chave:

Pessoas em Situação de Rua, Assistência Social, Apoio Social, Adoção

Resumo

Objetivo: Trata-se do relato da trajetória de Sofia que teve suas filhas gêmeas adotadas compulsoriamente. Analisa-se seu percurso nas redes do Sistema Único de Assistência Social em Belo Horizonte, MG, discutindo como o julgamento e os estereótipos criados nesta trajetória definiram a adoção.

 Métodos: Pesquisa qualitativa, do tipo interferência, delineado como estudo de caso, definido a partir da experiência e percurso de uma usuária-guia.

Resultados: O percurso de Sofia nos múltiplos pontos da rede foi atravessado por estabelecimento de vínculos, demandas, ofertas e desejos. O fato de ser mulher, negra, pobre, usuária de drogas, ter trajetória de rua, vínculos fragilizados ou rompidos, parece ter contribuído na construção de falas relativas às incapacidades e estereótipos acerca de Sofia.

Conclusão: A adoção compulsória foi resultado de um complexo processo que envolveu julgamentos sobre Sofia, sem considerar seus desejos, demandas e necessidades. As redes existentes foram limitadas para captar e apreender toda a amplitude e pluralidade das demandas apresentadas e para operar na produção do cuidado. Assim, os direitos de vir a ser de Sofia foram sequestrados com a adoção de suas filhas.

Biografia do Autor

  • Adriana Oliveira Lanza Moreira Orsine, Prefeitura de Belo Horizonte.

    Assistente social, Mestre em Promoção da
    Saúde. Prefeitura de Belo Horizonte.

  • Kenia Lara Silva, Universidade Federal de Minas Gerais.

    Enfermeira, Doutora em Enfermagem.
    Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Alzira Oliveira Jorge, Universidade Federal de Minas Gerais

    M éd ica , D o u to ra em Sa ú d e C o le

  • Maria Odete Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais.

    Enfermeira, Doutora em Enfermagem.
    Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2018-06-16

Como Citar

Orsine, A. O. L. M., Silva, K. L., Jorge, A. O., & Pereira, M. O. (2018). Sofia: narrativa de uma história de abandono e sequestro dos direitos de vir a ser. Saúde Em Redes, 4(1 Suplem), 75-83. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n1suplemp75-83

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)