Educação para saúde e interface universidade escola: oficinas pedagógicas desenvolvidas por graduandos de enfermagem sobre o tema IST e contraceptivos

Autores

  • Andreia Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina Universidade Pitágoras Unopar
  • Marlene Alves Dias
  • Karolyne Rodrigues Universidade Pitágoras Unopar
  • Thamires Marques Universidade Pitágoras Unopar

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p161-175

Palavras-chave:

Oficinas de trabalho, Intersetorialidade, Educação Sexual

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo comparar o entendimento dos estudantes quanto às questões referentes à IST e contraceptivos, antes e após participarem de oficinas pedagógicas realizadas por alunos e docentes de um curso de Enfermagem de uma instituição particular de ensino. O estudo foi realizado com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Londrina. Os alunos responderam incialmente um questionário com questões objetivas e algumas situações-problemas para resolverem sobre o uso de contraceptivos e prevenção de IST. Após, formam ministradas oficinas pedagógicas por graduandos do curso de Enfermagem referentes às IST com maiores incidências na região de Londrina e gravidez precoce. Após uma semana da realização das oficinas os alunos responderam novamente o questionário para compararmos o aproveitamento nas oficinas. Os resultados indicam que houve uma discreta melhora no entendimento dos alunos após participarem das oficinas pedagógicas.

Biografia do Autor

  • Andreia Freitas Zompero, Universidade Estadual de Londrina Universidade Pitágoras Unopar

    Pós doutora em Ensino de Ciências.

    Docente do curso de Ciências Biológicas e do mestrado em Metodologias para o ensino de linguagens e tecnologias da UNOPAR

    Docente do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL.

  • Marlene Alves Dias
    Docente do programa de Ensino de Ciências e Saúde da Universidade Anhamguera UNIAN
  • Karolyne Rodrigues, Universidade Pitágoras Unopar
    Discente do curso de Enfermagem da Universidade Pitágoras Unopar. Bolsista de Iniciação Científica do CNPQ.
  • Thamires Marques, Universidade Pitágoras Unopar
    Discente do curso de Enfermagem da Universidade Pitágoras Unopar. Bolsista de Iniciação Científica da FUNADESP.

Referências

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Publicado

2019-12-03

Edição

Seção

Sessão Especial- Extensão na educação superior e profissional- Artigos originais

Como Citar

Zompero, A. F., Dias, M. A., Rodrigues, K., & Marques, T. (2019). Educação para saúde e interface universidade escola: oficinas pedagógicas desenvolvidas por graduandos de enfermagem sobre o tema IST e contraceptivos. Saúde Em Redes, 5(3), 161-175. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p161-175