Memórias que formam: a integração do memorial ao Trabalho de Conclusão de Curso na Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4674

Palavras-chave:

Educação, Educação médica, Memória, Integralidade em Saúde

Resumo

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tradicionalmente marca o final da graduação e oportuniza ao estudante demonstrar os conhecimentos técnico-científicos adquiridos. No curso de Medicina do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, essa proposta foi adaptada, com a inclusão do memorial pessoal e acadêmico na estrutura do TCC. Objetiva-se descrever acerca da vivência de três discentes na construção do TCC, com enfoque no memorial pessoal e acadêmico, bem como na apresentação e apreciação desses trabalhos na defesa pública. Apresenta-se um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Ao atribuir ao memorial uma importância tradicionalmente reservada a um trabalho acadêmico, o colegiado do curso reconhece a importância da história de vida, dos princípios, das emoções e da trajetória acadêmica de cada discente por trás da decisão de se tornar médico(a). Desse modo, o memorial acadêmico, com a análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas durante o curso, é complementar às experiências despertadas pela narração autobiográfica e tem seu ápice na escolha de um produto científico que enalteça a trajetória acadêmica e expresse sentido e significado pessoal. Esse processo contribui para a formação de médicos(as) qualificados(as), responsáveis, acolhedores(as) e propositivos(as) diante dos desafios que se impõe à saúde pública.

Biografia do Autor

  • Gabriela Garcia de Carvalho Laguna, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Universidade Federal da Bahia

    Acadêmica do curso de Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). Pesquisadora do Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde (OBRAS), do Centro Baiano de Pesquisas em Antropologia Médica (CBPAM) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPS/UFSB). Coordenadora Científica e de Políticas de Saúde da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). 

  • Luana Kauany de Sá Santos, Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

    Graduanda em Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

  • Fernanda Angélica da Silva, Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

    Graduanda em Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

  • Fernanda Khouri Barreto, Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

    Doutora e docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

  • Danúsia Cardoso Lago, Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

    Doutora e docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

Referências

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Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Laguna, G. G. de C., Santos, L. K. de S., da Silva, F. A., Barreto, F. K., Lago, D. C., & de Melo, F. F. (2024). Memórias que formam: a integração do memorial ao Trabalho de Conclusão de Curso na Medicina. Saúde Em Redes, 10(3), 4674. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4674

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