Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Cadernos de Fisioterapia:Educação e Saúde –  é um periódico científico da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia -ABENFISIO, que publica artigos originais, cujo objeto básico de estudo refere-se aos eixos: educação, atenção à saúde, gestão e participação social.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O recebimento dos artigos é em fluxo contínuo, conforme ordem de chegada.
Não há remuneração pelos trabalhos aprovados.

É de responsabilidade dos autores a eliminação de todas as informações (exceto na folha de rosto e identificação) que possam identificar a origem ou autoria do artigo, inclusive do arquivo.
Os manuscritos que atenderem às normas estabelecidas e ao escopo serão
encaminhados para os editores de área, que farão a avaliação inicial do manuscrito e, enviarão ao editor chefe a recomendação ou não de encaminhamento para revisão por  pares. Os manuscritos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos aos autores para adequação antes de serem submetidos à apreciação dos pares.
Os critérios utilizados para análise inicial são: originalidade, contribuição a área e método. Caso os manuscritos não atendam as normas e ao escopo serão rejeitados, não cabendo recurso. Os manuscritos selecionados na pré-análise serão submetidos à avaliação anônima de dois especialistas, que trabalharão de forma independente. Da mesma forma, os autores não serão identificados pelos avaliadores. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro especialista. A decisão final será dos editores da área.
Quando aceitos para publicação, os artigos estarão sujeitos a pequenas correções ou modificações. Quando recusados, os artigos serão acompanhados de justificativa do editor. Após publicação do artigo ou processo de revisão encerrado, os arquivos e documentação referentes ao processo de revisão serão eliminados.
Dependendo dos pareceres recebidos, os autores podem ser solicitados a fazer reformulação, que serão examinados novamente para aceitação. Uma vez aceito,  o manuscrito é submetido à edição de texto, podendo ocorrer nova solicitação de ajustes formais. O não cumprimento dos prazos de ajuste será considerado desistência. Os manuscritos aprovados são publicados de acordo com a ordem cronológica do aceite.

Periodicidade

A periodicidade do Cadernos de Fisioterapia: Educação e Saúde será quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Sponsors

Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia - ABENFISIO

 

Fontes de Apoio

Associação Brasileira Rede Unida

 

Histórico do periódico

A Revista Cadernos Educação, Saúde e Fisioterapia, da Associação Brasileira da Ensino em Fisioterapia - ABENFISIO, publicada pela Editora da Rede UNIDA, foi criada em  2014, com o objetivo de fomentar o conhecimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, gestão e participação social. Dirigida para todos os atores que atuam na saúde e na educação.

 

Indexação

LATINDEX -Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

DIADORIM - Diretório das Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Portal de Periódicos da Capes