SONOLÊNCIA DIURNA, RITMO BIOLÓGICO E RENDIMENTO ESCOLAR EM ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Roberta de Jesus Souza CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGELICA
  • Beatriz Pereira Miranda CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGELICA
  • Lilian Beira de Morais CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGELICA
  • Cleusa Maria Arantes Rodrigues do Nascimento CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGELICA
  • Amanda Otoni Rodrigues CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGELICA
  • Fabiane Alves de Carvalho Ribeiro CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGELICA

Resumo

INTRODUÇÃO: Os estudantes estão sujeitos a alterações do seu padrão do ciclo sono vigília devido às altas demandas acadêmicas e a horários irregulares de aulas. Em termos biológicos, de acordo com o cronótipo, podem apresentar atraso da fase de sono, caracterizado por horários mais tardios de dormir e acordar, além de modificações na duração de alguns estágios de sono que podem interferir diretamente nos processos cognitivos e de aprendizagem. OBJETIVO: Avaliar e correlacionar a sonolência diurna, o cronótipo e o rendimento escolar em estudantes de Fisioterapia. METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa transversal, quantitativa e analítica. A pesquisa foi desenvolvida no Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Anápolis, no mês de junho de 2016, após aprovação do Comitê de Ética (CAAE: 56418516.7.0000.5076). Os alunos responderam a 02 instrumentos de pesquisa, validados na literatura, o Questionário de Cronótipo de Munique (Munich Chronotype Questionnaire (MCTQ) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE). As notas referentes ao rendimento escolar dos estudantes foram solicitadas aos mesmos, através do sistema Lyceum (sistema de controle de notas institucional). Foram coletados também os dados referentes a idade, sexo e período do curso. Os dados coletados foram tabulados e analisados através do programa Excel. Foram realizados médias e desvio padrão das variáveis numéricas e frequência relativa e absoluta das variáveis categóricas. Para comparação e correlação das variáveis foram utilizados, o teste t Student e a correlação de Pearson. RESULTADO: Foram avaliados 92 estudantes. A média de idade foi de 19,6 ± 1,27 anos, sendo 13% (12) do sexo masculino e 87% (80) do sexo feminino. A média encontrada na ESE foi de 11,3 ± 3,75, sendo que 70% (64) apresentaram uma pontuação acima de 10 pontos, indicando a presença de sonolência diurna. Na avaliação do cronótipo, observou-se que 21% (19) dos estudantes foram classificados como normais, 26% (24) ligeiramente matutino e 24% (22) ligeiramente vespertino. Para avaliação do rendimento escolar foram consideradas as médias de 330 avaliações realizadas as 7hs e 30min e 360 avaliações realizadas as 10hs da manhã. Observou-se correlação negativa significativa entre a pontuação na ESE e o rendimento escolar (r = - 0,6; p = 0,03) nas avaliações realizadas no horário de 7hs 30min. Ao classificar os estudantes de acordo com o ritmo biológico, observou-se que os estudantes com cronótipo matutino, apresentaram maior média (79 ± 4,80) nas avaliações que os alunos com cronótipo vespertino (74 ± 6,56) (p = 0,04). CONCLUSÃO: Conclui-se que a maioria dos alunos apresentam sonolência diurna, e aqueles com maior pontuação na ESE apresentaram baixo rendimento escolar, sendo que, o ritmo biológico, entre outros fatores, pode ser um fator prejudicial a estes estudantes. Sendo assim, orientações quanto as medidas de higiene do sono, são necessárias, para um melhor rendimento escolar.