A EDUCAÇÃO POPULAR NA ATENÇÃO A SAÚDE DO TRABALHADOR: INTEGRANDO FORMAÇÃO ACADÊMICA E REDES DE APOIO SOCIAL

Autores

  • Dailton Alencar Lucas de Lacerda Universidade Federal da Paraíba
  • Iris do Céu Clara Costa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

INTRODUÇÃO: A Saúde do Trabalhador (ST) refere-se a um campo do saber que compreende as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença de modo articulado a um corpo de práticas teóricas interdisciplinares. No contexto das possibilidades para se efetivar a ST na amplitude que exige este conceito, diferentes iniciativas de Educação Popular em Saúde se articulam com demandas da participação social, permitindo novas abordagens para configurar a formação crítica e ativa de trabalhadores de saúde e movimentos sociais no mosaico das políticas da ST. Nessa direção, os projetos de extensão universitária orientados pela Educação Popular têm desvelado caminhos metodológicos e novas possibilidades teóricas de pensar a atenção à Saúde do Trabalhador, de forma articulada com a necessidade de re-significar o processo de formação dos profissionais da saúde, com ênfase no cuidado integral na atenção à saúde. OBJETIVOS: O estudo propiciou a avaliação do impacto e da potência das ações destes projetos na reorientação do cuidado guiado pela educação popular no campo da saúde do trabalhador. A proposta foi analisar o Projeto de Extensão Educação Popular e Atenção à Saúde do Trabalhador, como fio condutor do processo, ressaltando a importância dessa experiência na contribuição para reorientação da formação profissional em saúde, avaliando impactos das ações desenvolvidas na vida dos sujeitos da pesquisa. METODOLOGIA: A sistematização foi utilizada como principal estratégia metodológica para a produção dos dados analisados, além de técnicas de pesquisa qualitativa como constituintes da fase exploratória do estudo, tendo como técnica central, nesse sentido, o grupo focal. Os dados foram produzidos em grupos focais envolvendo extensionistas do projeto, interpretados à luz da análise temática de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados mostraram mudanças significativas no processo do cuidar em saúde guiado pela Educação Popular. A reorientação de práticas e saberes, combinados aos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde, foi observada nos sujeitos que participaram da experiência. A sistematização da experiência permitiu ainda concluir que estratégias de diálogo, organização político-social e troca de experiências de vida se apresentam como cenário significativo no compartilhamento de cultura e saúde do trabalhador, oportunizando crescimento coletivo e melhor qualidade de vida. As categorias emergentes foram: 1- impactos da educação popular na visão da formação; 2- reorientação da formação no cuidado em saúde; 3- apoio social sob o olhar dos usuários. CONCLUSÃO: Evidenciou-se a importância da experiência extensionista na construção de um espaço para formação permeado por metodologias ativas ancoradas na educação popular em saúde e nos princípios do SUS. Destaca-se o papel do Projeto como rede de apoio social fundamental no acolhimento e espaço dialógico relacionados à saúde do trabalhador.