MAPEAMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM FISIOTERAPIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Ana Lúcia de Jesus Almeida, Karina Durce, Ana Carolina Basso Schmitt, Carolina Fu, Renilton José Pizzol, Eliana Ferrari Chagas, Raul Borges Guimaraes, Elivelton da Silva Fonseca

Resumo


INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, a ampliação dos cursos de graduação em Fisioterapia no Brasil tem provocado debates sobre a qualidade do ensino, inserção do egresso no mercado de trabalho e de suas práticas. No Estado de São Paulo está concentrado o maior número de Cursos de Graduação do Brasil, o que solicita um olhar atento da Seção Estadual da Abenfisio. OBJETIVO: Identificar e mapear os cursos de Fisioterapia em Atividade no Estado de São Paulo. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de análise documental,ano de 2016, no qual serão utilizados os dados públicos obtidos diretamente nas fontes de pesquisa do Ministério da Educação, através do E-Mec e Mapa de Ensino Superior do Estado de São Paulo, publicado pelo Sindicato da Entidades Mantenedoras de Estabelecimento de Ensino Superior do Estado de São Paulo. O e-MEC é um sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil; que recebe todos os pedidos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, renovação e reconhecimento de cursos. Será realizada a busca ativa on line, de dados dos cursos cadastrados na graduação em fisioterapia utilizando a ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde que busca dados sobre as instituições de ensino superior - IES e seus cursos em Fisioterapia. Será realizada a busca ativa on line, de dados dos cursos cadastrados de graduação em fisioterapia publicados em 2014, referente a 2012. RESULTADO: No estado de São Paulo foram encontrados 122 IES e 168 cursos da Graduação em Fisioterapia autorizados e constando como em atividade, sendo 162 na modalidade presencial e 6 em EAD, totalizando 38.126 vagas autorizadas (MEC). Nos 291 municípios do Estado de São Paulo, 72 possuem cursos de graduação em Fisioterapia, destes 28 cursos estão no município de SP. Em 2012 o curso de Fisioterapia foi o 10º curso mais procurado no Rank dos cursos de graduação. Das 15 regiões administrativas do Estado, em Marília, Bauru, Franca e Araçatuba, o curso de Fisioterapia esteve entre os 10 mais procurados cursos de Graduação, segundo o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, 2014. Estas informações serão georreferenciadas permitindo visualizar a distribuição e concentração desse Cursos no Estado de São Paulo. CONCLUSÃO: O Georreferenciamento permite visualizar a distribuição dos cursos de Fisioterapia, bem como a distribuição das vagas e a confirmação dos cursos ativos.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.