SONO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Francelly Carvalho dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Daisy Satomi Ykeda UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Resumo

INTRODUÇÃO: O professor é um funcionário remunerado, sujeito a avaliações que precisa apresentar resultados e está presente na vida de todos, amparando nas incertezas, incentivando diante dos erros e preparando para melhorar o mundo. O desequilíbrio diário causado pelo estresse pode interferir na saúde, inclusive no sono, que pode causar consequências graves à saúde do trabalhador. OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa foi investigar a qualidade do sono da população de professores do ensino superior da área de saúde, identificar os fatores de estresse profissional dos professores e correlacionar essas variáveis. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo prospectivo, transversal e observacional realizado em uma instituição pública de ensino com 27 docentes da educação superior da área da saúde. Após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, foram entregues aos docentes que concordaram em participar, os instrumentos utilizados: ficha de identificação da amostra, Questionário de Fatores de Estresse do Professor (QFEP) e Índice de qualidade de sono de Pittsburgh. RESULTADO: Os 27 professores apresentaram idade média de 39 ± 7 anos e 19% possuíam um emprego, 48% dois empregos, 22% três empregos, 7% quatro empregos e 4% cinco empregos. Desses professores, 44% participavam de pelo menos um curso paralelo às suas ocupações. Os professores do grupo pesquisado tinham os seguintes graus de formação: 37% doutores, 48% mestres, 11% especialistas e 4% pós-doutores. O Índice de qualidade de sono de Pittsburgh mostrou que 48% dos professores apresentaram qualidade de sono ruim, e um apresentou distúrbio do sono. Esses, apresentaram uma moderada correlação entre a disfunção durante o dia e a vulnerabilidade aos fatores de estresse expostos no QFEP (r= 0,6).Observou-se que os fatores mais estressantes no domínio de atividade de trabalho são longas jornadas de trabalho, dupla jornada de trabalho - trabalho e tarefas do lar, falta de tempo para si e multiplicidade de tarefas do educador. Para os professores com menor grau de formação, as atividades do trabalho são potencialmente estressantes, principalmente fatores como a indisciplina dos alunos (p=0,005), falta de valorização pessoal (p=0,001), falta de remuneração satisfatória (p<0,001) e insegurança nos contratos de trabalho (p=0,012).Os fatores de estresse do ambiente de trabalho afetam a qualidade de sono desses professores interferindo na duração do sono (r= 0,7) e disfunção durante o dia (r= 0,5). CONCLUSÃO: Este estudo concluiu que os professores do ensino superior da área da saúde apresentam alterações significativas na qualidade sono, como disfunção durante o dia e menor duração do sono que estão correlacionados aos fatores de estresse, com ênfase aos fatores referentes ao ambiente de trabalho.