A SAÚDE COLETIVA NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DOS FISIOTERAPEUTAS DOCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Renato da Costa Teixeira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Viviane da Costa Reis UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Resumo

INTRODUÇÃO: O conceito de saúde, assim como o de doença, tem sido visto sob diversas óticas ao longo do tempo, variando de acordo com as condições econômicas, políticas, sociais, ambientais e culturais, nos mostrando que saúde é um termo multifacetário e que esta não possui um conceito estático. Para o sucesso de um modelo de atuação profissional cientificamente mais fundamentada, sanitariamente mais contextualizada e socialmente mais comprometida, a formação acadêmica é um ponto fundamental. OBJETIVO: Este estudo se propôs a investigar a relação das práticas educacionais dos fisioterapeutas docentes do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará com a saúde coletiva. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, aprovado pelo CEP da Universidade do Estado do Pará, realizado em duas etapas. A etapa 1 foi realizada através de um questionário para se buscar a afinidade deste docente com a saúde coletiva. A etapa 2 constou de entrevistas e se buscou aprofundar o conhecimento dos docentes sobre o tema. Os resultados quantitativos expressam o perfil dos docentes. Os dados qualitativos foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. RESULTADO: Responderam ao questionário 27 docentes e foram entrevistados seis docentes escolhidos aleatoriamente. Dentre os que responderam ao questionário, 16 eram do sexo feminino, tem mestrado, a idade media é de 41,77 anos, tem em média 14,77 anos de docência, desenvolvem ou desenvolveram pesquisa (96%) e extensão (81,5%), trabalham em ambulatórios e hospitais públicos e atuam na área de traumato-ortopedia, cardiorrespiratória e neurofuncional. Quanto às entrevistas, os participantes demonstraram conhecer os conceitos de saúde, entendem a importância da relação da fisioterapia com a saúde coletiva e suas limitações, porém não associam a saúde coletiva com as disciplinas que ministram, evidenciando afastamento das suas práticas educacionais com a saúde coletiva. CONCLUSÃO: As práticas educacionais com abordagens voltadas a saúde coletiva, fortalecem o modelo de formação generalista, portanto é preocupante para a formação dos futuros profissionais o afastamento evidenciado nas falas dos docentes.