ANÁLISE DA ETAPA DE VALIDAÇÃO POR JUIZES

Autores

  • Heytor Alves INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - IFRJ
  • Edneia Leme INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - IFRJ
  • Michelle Mesquita INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - IFRJ

Resumo

INTRODUÇÃO: Com o intuito de conhecer a prática pedagógica dos professores do curso de fisioterapia do IFRJ-Campus Realengo e sua correlação com desenvolvimento do currículo foi desenvolvido e está em processo de validação um instrumento que se adeque à proposta. O método de validação em pauta refere-se à avaliação do instrumento por um Comitê de Especialistas que tem por objetivo avaliar o instrumento no tocante a sua clareza, pertinência das questões e se as mesmas cumprem seu objetivo. OBJETIVO: Este trabalho trata da análise do processo de Validação Por Juízes "como método de validação de instrumentos de pesquisa". METODOLOGIA: Foram selecionados sete profissionais, especialistas na área de ensino em saúde, para os quais foram enviados: carta convite contendo breve explicação sobre o objetivo do projeto de pesquisa; instrumento de pesquisa em construção para ser avaliado e um questionário de avaliação do instrumento contendo 50 questões divididas entre cada um dos blocos de perguntas do mesmo. O instrumento em avaliação constituía-se de 4 blocos: Bloco I - Dados Sócio Demográficos; Bloco II - Formação Profissional/Docente; Bloco III - Prática Docente; Bloco IV - Reflexão Sobre a Prática Docente, respectivamente igual ao questionário de avaliação. A análise, feita individualmente, permitiu que os juízes pontuassem sobre a clareza e redação de cada questão, sua coerência com a proposta do instrumento e a pertinência ao bloco em que estavam, reservou-se ainda espaço para que os juízes pudessem fazer sugestões e proposições sobre algum tema ou questão não contemplada. Os comentários e sugestões sobre cada questão foram tabulados em planilha Excel e analisados pela equipe de pesquisadores, a fim de que se pudesse avaliar a coerência entre os comentários e sugestões feitos pelos juízes e a pertinência em acatá-las. RESULTADO: Cinco juízes responderam ao convite. Houve acordo sobre as sugestões dos juízes nos seguintes pontos: necessidade de aprofundar as questões de gênero e a organização familiar no Bloco I. Importância de ampliar as opções para os níveis de formação, necessidade de descrever o caráter da IES em que ocorreu a formação e também de ampliar a questão sobre a prática docente prévia ao ingresso na IES. No Bloco II salientou-se a necessidade da inclusão de uma questão sobre a participação em ações de Pesquisa e Extensão. Finalmente no Bloco III apontou-se a necessidade de inclusão de uma questão que abordasse a satisfação/realização do docente com sua prática. Também foram feitas sugestões para redação de algumas questões no intuito de torna-las mais claras, objetivas. Após a análise das proposições feitas pelos especialistas a equipe de pesquisadores procedeu aos ajustes na redação do instrumento, na realocação de algumas das questões e finalmente na construção de duas novas questões sugeridas. Com isso, o instrumento passou a conter 52 questões. CONCLUSÃO: A Avaliação por Juízes "mostrou-se uma etapa extremamente relevante para a melhora da qualidade de instrumentos de pesquisa. Por serem especialista área em questão, no caso no ensino em saúde, os mesmos possuem experiência e capacidade de crítica que aperfeiçoam a proposta tornando o instrumento mais eficiente".