PERFIL DOS ACADÊMICOS EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE UMA UNIVERSIDADE DO VALE DO SINOS/RS

Autores

  • Simone de Paula UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Daiana Picoloto UNIVERSIDADE FEEVALE

Resumo

INTRODUÇÃO: O estágio supervisionado é uma etapa essencial à formação do aluno, propiciando areflexão sobre a ação profissional em seus diferentes âmbitos de atuação. Neste contexto, o conhecimento sobre o perfil de acadêmicos que vivenciam esta etapa de aproximação da prática a sua área de atuação, constitui-se de uma ferramenta importante para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: O objetivo geral do presente estudo é descrever o perfil de acadêmicos em Estágio Supervisionado do Curso de Fisioterapia de uma universidade do Vale do Sinos/RS. METODOLOGIA: O estudo caracterizou-se por uma pesquisa descritiva, do tipo exploratória e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por acadêmicos regularmente matriculados no Estágio Supervisionado do curso de fisioterapia, de ambos os sexos e com idade igual ou superior a 18 anos. Para responder aos objetivos propostos neste estudo, a coleta de dados foi realizada através de um questionário fechado contendo perguntas sobre perspectivas e desafios do estágio, assim como, questões relacionadas ao ingresso no mercado de trabalho. Os acadêmicos foram contatados através de e-mail e convidados a participar voluntariamente da pesquisa. O questionário online foi elaborado através da ferramenta do Google Docs ®, disponível aos acadêmicos no período de fevereiro a junho de 2016. Posteriormente, as informações obtidas foram organizadas e os dados tabulados em uma planilha do software Microsoft Office Excel ®. RESULTADO: A amostra do estudo foi constituída de 20 acadêmicos, em sua maioria, do gênero feminino (80%) e com idade média de 27,22 anos (± 6,98). Os principais desafios e dificuldades que enfrentam ou enfrentaram durante os estágios supervisionados foram o transporte até o local (60%), a falta de conhecimento técnico-científico na área (40%) e a dificuldade de conciliar a vida pessoal com os estudos (35%). Do ponto de vista técnico-científico e emocional, 75% e 60% dos acadêmicos, respectivamente, declararam-se parcialmente preparados para o ingresso no mercado de trabalho. Quando questionados sobre as áreas de interesse, os assuntos mais citados foram a Terapia Manual (60%), a Fisioterapia Neurofuncional (30%) e o Pilates (30%). Em relação às perspectivas futuras, 30% dos estudantes pretendem ingressar em um programa de residência, 25% planejam cursar uma especialização e 20% irão em busca de oportunidades de emprego na Fisioterapia. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo mostraram que o perfil de acadêmicos dos Estágios Supervisionados é constituído de jovens, predominantemente do gênero feminino, preocupados com o desenvolvimento teórico-científico, apesar de sentirem-se parcialmente preparados para o ingresso no mercado de trabalho. Pode-se concluir que esse é um momento em que devem contar com a compreensão e o conhecimento dos docentes para que atender as expectativas e percepções dos acadêmicos.