RUBRICAS DE AUTOAVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS EM PROJETO DE EXTENSÃO: EXPERIENCIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Ana Jessica dos Santos Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Karla Rebecca de Sousa Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Maria Paula Ribeiro Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Mayara Paz Albino dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Elaine Neves de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Paulleane Rodrigues Leitão Custódio UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Resumo

INTRODUÇÃO: As Diretrizes Nacionais Curriculares (DNC) dos Cursos de Fisioterapia no Brasil sinalizam para o desenvolvimento de estratégias que potencializem critico e reflexivo dos egressos das Instituições de Ensino Superior (IES), de modo a possibilitar conhecimento equilibrado de diferentes áreas e níveis de atuação, forrnando profissionais generalistas. O uso de rubricas e da autoavaliação por competências é uma ferramenta rica para analise de conhecimentos, habilidades, desempenhos e atitudes dos indivíduos, na execução de determinadas funções. OBJETIVO: Descrever a autoavaliação por competências no desenvolvimento de atividades educativas realizadas em Projeto de Extensão do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC). METODOLOGIA: Estudo descritivo-transversal quantitativo, oriundo de autoavaliação por competências entre alunos extensionistas do Programa de Promoção da Saúde (PROSA), do Curso de Fisioterapia da UFC. A rubrica de foi criada a partir dos conceitos de avaliação formativa e de desenvolvimento de competências, sendo aplicado aos extensionistas, mentores e coordenadores do PROSA no mês de julho de 2016. O desenvolvimento da rubrica ocorreu em etapas: 01) Escolha dos itens de auto avaliação apartir do software Rubistar; 02) Fase de adaptação da rubrica e criação de instrumento especifico atraves do google docs; 03) Processamento das respostas e análise dos resultados. RESULTADO: A amostra foi composta por 18 participantes, 41,2% mentores (profissionais), 41,2% prosadores (graduação) e 17,6% por coordenadores do projeto. Mais da metade da amostra (66,6%) se autoavaliaram como possuindo clareza na fala e dicção boa ou melhorável; 55,6% informa que o volume de sua fala é suficiente alto para ser escutado pelo público durante uma apresentação; 66,7% afirmam que em uma atividade apresentam uma boa postura e mantem contato visual com todos os presentes em uma apresentação. Metade da amostra (50%) relatam que durante as apresentações seus gestos e linguagem geram entusiasmo no público e que na maior parte do tempo mantem a concentração na realização de suas atribuições. CONCLUSÃO: O uso de rubricas para auto avaliação de competências é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades e atitudes na formação profissional, pois permitindo a auto percepção e identificação dos erros pode contribuir na formação profissional e pode auxiliar na estruturação de planos para a melhoria das ações educativas.