VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA AVALIAR A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Renata Newman Leite Cardoso dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Angely Caldas Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Eleazar Marinho de Freitas Lucena UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Ulisses Umbelino dos Anjos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • João Agnaldo do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Resumo

INTRODUÇÃO: A interdisciplinaridade é considerada um pressuposto para a formação dos profissionais da área de saúde na perspectiva de um modelo de saúde integral e resolutivo, como preconizam os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Entretanto, ainda hoje, o modelo de formação profissional encontra dificuldades em garantir uma formação interdisciplinar. Partindo-se da necessidade em avaliar a interdisciplinaridade na formação em saúde foi construído um instrumento de pesquisa quantitativo. OBJETIVO: Este trabalho tem por objetivo avaliar a validade de um instrumento de pesquisa para avaliação da interdisciplinaridade em saúde. METODOLOGIA: Foi realizado um grupo focal com alunos de cursos de graduação da área da saúde para investigar a interdisciplinaridade na formação. As informações obtidas auxiliaram para construção dos 14 itens do instrumento, divididos em quatro dimensões: Base Conceitual, Preparo Prático, Aptidão Profissional e Contribuição da Extensão. O instrumento foi submetido a validação de conteúdo por seis especialistas na área da formação profissional em saúde; posteriormente, o instrumento foi submetido ao teste piloto. Em seguida, foi aplicado a 104 estudantes do curso de graduação em fisioterapia, matriculados no último ano letivo em duas instituições de nível superior na cidade de João Pessoa - PB. RESULTADO: Os participantes da pesquisa eram em sua maioria do sexo feminino (73,1%), com estado civil solteiro (86,5%) e renda familiar de 3-4 salários mínimos (53,8%). O instrumento avaliado foi considerado apto a investigar a interdisciplinaridade em saúde pelos especialistas, por meio da validação de conteúdo. Como também, o instrumento foi submetido ao teste de Alfa de Cronbach que verificou alta consistência interna (valor > 0,80), indicando que o instrumento apresenta uma boa qualidade de conteúdo e reprodutibilidade, podendo ser utilizado para avaliar a interdisciplinaridade na formação profissional em saúde. CONCLUSÃO: O instrumento idealizado apresenta uma boa validade, representando uma alternativa viável para avaliar quantitativamente a interdisciplinaridade na formação em saúde, em especial em fisioterapia.