IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA EM GESTÃO EM SAÚDE NO ESTÁGIO CURRICULAR, DO CURSO DE FISIOTERAPIA, EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Caren Lara Martins Picasso UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Éverton Massaia UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Silvio Vitali Junior UNIVERSIDADE FEEVALE

Resumo

INTRODUÇÃO: O curso de Fisioterapia da Universidade Feevale, ciente de seu papel de participar da transformação social que é vigente no país, em especial da área da saúde, tem se proposto a formar indivíduos comprometidos com uma visão inovadora e integradora, que deva entrelaçar a formação profissional em saúde e o fazer docente na produção do conhecimento e do aprendizado para renovar o conhecimento científico sobre saúde-doença com vistas aos sujeitos e às comunidades. OBJETIVO: Objetivo Geral - implementar a Prática de Gestão em Saúde nos Estágios Supervisionados do Curso de Fisioterapia da Universidade Feevale; Objetivos Específicos - analisar e compreender as necessidades sociais da saúde, com vistas à formação do profissional cidadão, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde; desenvolver ações práticas de componentes curriculares que envolvam a temática gestão em saúde; abordar o processo de gerenciamento dos serviços de saúde; desenvolver, no acadêmico, habilidades empreendedoras e inovadoras para interagir e intervir nas diversas realidades da área da saúde, propondo alternativas adequadas à demanda da sociedade; capacitar o acadêmico como gestor de serviços de saúde. METODOLOGIA: Etapa 1- Apresentação da proposta no curso de Fisioterapia e ao NDE (Núcleo Docente Estruturante). Nesta fase foi realizada adequação da proposta de implementação para operacionalização das ações pretendidas. Etapa 2- Apresentação da proposta para discussão e apreciação do Colegiado do curso que é composto por todos os docentes e representantes do Diretório Acadêmico. Etapa 3- A sistemática de trabalho será desenvolvida cumprindo as seguintes rotinas: apresentação, aprovação e adequação da proposta aos setores públicos onde ocorrerá a prática de gestão em saúde; haverá uma avaliação do processo de implementação da gestão em saúde nos Estágios Curriculares supracitados, que ocorrem com supervisão direta; o desempenho discente será avaliado através da confecção de portifólio. A avaliação também ocorrerá num processo contínuo e participativo. Deverá ser considerada a interação ativa do acadêmico com a população, com os profissionais de saúde, sua responsabilidade e autonomia ao trabalhar com os problemas reais. RESULTADO: O projeto está em processo de implementação. A mais importante dificuldade da nova organização da grade curricular reside na adequação das horas de gestão que ficarão ajustadas na carga horária dos Estágios atuais para melhor aproveitamento da vivência, uma vez que cada Estágio tem sua especificidade e envolve setores e organizações diferentes. CONCLUSÃO: O processo de implementação de prática de gestão em saúde em um curso superior requer revisão da gestão educacional, do papel do professor e sua função, da compreensão da rede de atenção e participação, que deve se expressar no plano de ensino, no aprofundamento teórico e na prática in loco. Reconhecido o protagonismo no ensino e no trabalho em saúde, ajustam-se as estratégias pedagógicas. A definição da metodologia, das técnicas e dos recursos de ensino-aprendizagem deverá favorecer a operacionalização da produção da saúde com um comum objetivo entre as instituições e as organizações envolvidas, a fim de reinventar o jeito de ver, fazer e atuar em saúde na construção do profissional mais humanista, disponível, comunitário e preventivo.