A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR COM USUÁRIO E FAMÍLIA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Fagner Fernando Gonçalves CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Wanderson Florindo dos Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Indira Thais Duarte Luz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Viviane Lemos Silva Fernandes CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Carla Guimarães Alves CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Welton Dias Barbosa Vilar CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS

Resumo

INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento populacional mundialmente observado é notadamente um fato marcante para as sociedades atuais e a cada vez mais carecem de mudanças de serviços de saúde mais humanizado e qualificado no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Logo, o envelhecimento populacional impulsiona o repensar as políticas e práticas de assistência e cuidado ao idoso e seus familiares, surgindo a necessidade de humanizar a prestação de cuidados dessa população. De acordo com estas concepções, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) se insere como um conjunto de propostas que visam ao cuidado do indivíduo por meio de condutas terapêuticas articuladas e direcionadas às suas necessidades individuais ou coletivas, como, por exemplo, no grupo familiar. Além, de consistir em propostas de resoluções terapêuticas, resultantes da discussão coletiva de especialistas em diferentes áreas, com apoio matricial, quando preciso, e direcionado para determinado sujeito. O objetivo deste estudo foi descrever as etapas que constituíram a construção de um PTS em conjunto com usuário / família de um idoso, sob responsabilidade de uma Equipe de Saúde da Família do município de Anápolis/GO. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos do curso de Fisioterapia Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGÉLICA. Inicialmente foi realizada uma visita e reunião prévia com as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) para identificação dos grupos de risco e aqueles de maior demanda para as visitas domiciliares realizadas pelas equipes do Unidade Saúde da Família (USF). Em seguida realizou-se visitas domiciliares e uma avaliação das condições familiares, de moradia, territórios, epidemiologia e um exame fisioterapêutico foi realizado com os grupos elegíveis. Quanto os critérios éticos, esse estudo, por se tratar de uma abordagem pedagógica e disciplinar não necessitou ser submetido à um conselho de ética e pesquisa, no entanto, foi feito um consentimento informado pelo paciente caso haja necessidade de publicação do estudo. IMPACTOS: A construção do PTS resultou na sensibilização da família e esclarecimentos de dúvidas acerca do dos fatores predisponentes a quedas e incapacitações dos idosos, favoreceu a elaboração em conjunto do plano de cuidados e, consequentemente, do fortalecimento de vínculo, uma vez que os usuários e família estiveram presentes durante o processo, resultando na construção de sua autonomia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observa-se que a operacionalização do PTS, principalmente em contextos de equipes em que essa ferramenta tecnológica não está incorporada, pode gerar tensões entre seus componentes e divergências quanto a sua importância, e até mesmo, consciente ou inconscientemente, a criação de obstáculos para obtenção de informações importantes para a compreensão do problema.