A PESQUISA E A EXTENSÃO FACILITANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO CUIDADO A PESSOA IDOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ivaldo Menezes de Melo Junior FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA
  • Rachel Cavalcanti Fonseca FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA
  • Márcia de Oliveira Delgado FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA
  • Fabio Correia Lima Nepomuceno FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA
  • Eveline de Almeida Silva FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA

Resumo

INTRODUÇÃO: As atividades realizadas na extensão universitária são ações educativas, culturais e científicas, direcionadas a sociedade que tem como objetivo servir como instrumento de inserção social, aproximando a universidade da sociedade que articula o ensino e a pesquisa. Frente à realidade da problemática do crescimento populacional de idosos no Brasil e em nossa região, a atenção à saúde dessa faixa etária torna-se prioridade nas políticas sociais públicas para garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde permitindo um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Portanto, manter a autonomia e independência durante o processo de envelhecimento é uma meta fundamental para indivíduos, profissionais de saúde e governantes. Neste contexto, torna-se compreensível a importância de uma proposta de atividades de extensão e pesquisa voltadas para atuação no cuidado a pessoa idosa, como forma de estimular o autocuidado ao potencializar a capacidade física dos envolvidos, proporcionando autonomia e melhora na qualidade de vida. O Projeto de Extensão Atenção a Saúde da Pessoa Idosa desenvolvido na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba enquadra-se nesse contexto, tendo como objetivo promover assistência à saúde da pessoa idosa na interdisciplinaridade de ações na área especializada, aperfeiçoando a interação na relação ensino-pesquisa-extensão, entre discentes de Fisioterapia, Medicina e idosos ativos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No primeiro semestre de 2016, o projeto de extensão de Saúde do Idoso do curso de Fisioterapia ofereceu vagas para alunos de medicina da mesma instituição, acrescentando a perspectiva de pesquisa e cuidado interdisciplinar envolvendo atividades de educação em saúde. Nesta perspectiva, uma das ações realizadas foi a abordagem por meio de roda de conversa sobre a prevenção de quedas. Inicialmente, todos os idosos foram avaliados segundo a Escala de Tinitti, a qual analisa o risco de quedas. E posteriormente, foram observados os sinais vitais. Após a análise destes dados, os alunos iniciaram a conversa com os idosos, abordando vários aspectos como: conceito de quedas, causas e conseqüências, formas de prevenção e tratamento, com duração de 40 minutos. Seguindo com a aplicação do protocolo de exercícios físicos envolvendo: aquecimento (10 minutos); alongamento (10 minutos); exercícios em circuito para membros superiores e inferiores (10 minutos) e relaxamento (10 minutos). IMPACTOS: Observou-se grande participação dos idosos na temática abordada, com relatos de história de quedas recorrentes entre eles e os fatores que mais contribuíram para eles caírem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No decorrer do desenvolvimento das atividades do projeto, observou-se a conscientização dos acadêmicos em relação a sua responsabilidade social enquanto futuros instrumentos de promoção da saúde, possibilitando uma visão integral do atendimento a pessoa idosa, estimulando-os a manter ou melhorar a sua autonomia e independência com atividades psicomotoras, bem como, tem oportunizado o intercâmbio de experiências docente, discente e comunidade, proporcionando à elaboração e socialização de saberes científicos relacionados ao envelhecimento humano.