A SEMANA DO HIATO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DA APS

Autores

  • Cyntia Pace Schmitz Corrêa UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Rayla Amaral Lemos UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Resumo

INTRODUÇÃO: A organização e gerenciamento do estágio curricular não é tarefa fácil, especialmente por envolver articulação com atores externos à universidade, como prefeituras municipais. Cabe aos professores desenvolver habilidades de negociação, gestão de conflitos e uso de tecnologias leves para articular ações e tarefas para garantir a qualidade da aprendizagem e a da assistência. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O estágio curricular obrigatório em Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde da Faculdade de Fisioterapia da UFJF (FacFisio) é realizado em parceria com duas Unidades de Atenção Primária à Saúde-UAPS, da Prefeitura de Juiz de Fora/MG. Os estágios acontecem sob a orientação direta dos fisioterapeutas das UAPs e supervisão de cinco professores da FacFisio que atuam alternadamente nos dias da semana em campo. No segundo semestre do ano de 2015 nos deparamos com a situação de ter os dois orientadores de campo em férias ao mesmo tempo e a impossibilidade, por este fato, de realizarmos as atividades de assistência nas unidades. Foram então propostas atividades teórico-práticas, que foram nomeadas como semana do hiato. Foram propostas as seguintes atividades: visita em outra unidade de atenção primária à saúde da cidade, visita a um dos CAPS da cidade, reuniões formativas com convidados que discutiram os temas Cuidados Paliativos e Espiritualidade em Saúde e Pobreza e saúde, visita técnica em uma comunidade vizinha ao campus da UFJF para uma oficina com a psicóloga de uma ONG local sobre o empoderamento comunitário na abordagem de adolescentes em situação de vulnerabilidade, atividade formativa através de um jogo lúdico sobre a Política Nacional de Atenção Básica e uma discussão sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e sua interface com a fisioterapia. IMPACTOS: Todos os estudantes envolvidos consideraram a semana do hiato como uma das partes mais importantes e significativas do estágio. O trabalho final proposto a fim de que relatassem sua experiência e visão deste campo de estágio através de uma apresentação com imagens e relatos subjetivos denominada "APS em imagens", observa-se a identificação e impactos da experiência, ilustrado na fala abaixo de uma das acadêmicas: "A semana do hiato realmente preencheu lacunas e com toda certeza: foi essencial para o meu desempenho no estágio. Tivemos a oportunidade de conhecer lugares que jamais esperaríamos, pessoas e suas vivências, aprender com os professores, refletir sobre situações que em nossa rotina nunca paramos para pensar, como por exemplo, perceber o que nos traz felicidade e qual a razão de viver e sobretudo ter a certeza que conseguimos aprender na forma de um jogo a PNAB" (E1). "A APS foi a porta de entrada para mudar todos os meus conceitos e pré conceitos sobre tudo que já ouvi: que é um lugar onde nada funciona, onde não tem recursos, onde todos reclamam e não trabalham. Foi indescritível cada momento vivido ali." (E2). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estágio na APS configura-se como um campo de extrema riqueza de aprendizagem. A proposição de atividades de natureza teórica e/ou prática propicia oportunidades de aprofundamento de conhecimentos e formação integral gerando crescimento profissional e pessoal para discentes e docentes.