ATENÇÃO À SAUDE INTEGRAL NA ADOLESCÊNCIA: DESAFIOS E CONQUISTAS
Resumo
INTRODUÇÃO: A escola é um meio de disseminação de conhecimentos, não só dentro dela, mas também na comunidade em que está inserida. Criar parcerias e estimular a participação dos alunos provoca mais do que mudanças individuais, provoca mudanças na visão de na saúde de uma comunidade como um todo. O papel do Fisioterapeuta como educador em saúde, tem sido cada vez mais explorado e abre um novo leque de opções nos focos de atuação destes profissionais na atuação em escolas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As atividades foram desenvolvidas em uma escola municipal de uma cidade do Rio Grande do Sul e envolveram os seguintes temas:1. Gênero e Sexualidade: adolescência é uma fase de descobertas, experimentação, autoconhecimento. É natural que haja certo constrangimento ao falar de sexualidade e até certo preconceito referente a gênero, mas felizmente grande maioria dos alunos demonstrou consciência de que homens e mulheres podem e devem realizar atividades diversas, sem distinções e que toda forma de amor deve ser respeitada. 2. Drogas, tabaco e álcool: ao questioná-los sobre quantos deles possuíam parentes fumantes em casa, o número foi assustador, pois apenas dois alunos não levantaram as mãos. Questionados sobre expor alguma dúvida ou vivência no assunto permaneceram calados, apenas após deixarmos claro de que não estávamos ali para julgá-los e sim para levar à informação a turma, esta se tornou extremamente participativa. Diversos relatos começaram a ser expostos e aos poucos eles mesmos foram abordando os temas planejados, fazendo com que abandonássemos o cronograma. A abordagem se tornou um grande bate-papo, repleto de relatos, alguns bastante impactantes, como o de uma menina que disse: "Meu pai usa pedra a 10 anos" ou de um menino: "O tio do meu pai bebe que fica louco, não conhece ninguém". Por vezes ficamos sem ter uma resposta inicial, mas de forma cuidadosa respondemos a todas. IMPACTOS: Fazendo uma análise geral do componente curricular Prática em Saúde Integral na Infância e Adolescência esta entrada em sala de aula nos torna mais comunicativos, interativos, ouvintes, criativos. O contato direto com outras pessoas, mesmo que crianças ou adolescentes faz com que o medo de se aproximar do próximo não exista, principalmente quando se trata de uma realidade totalmente diferente da nossa, nos tirando da zona de conforto, tornando- nos, principalmente mais humanos. Observamos a carência de informação por parte dos educadores, pois muitos se mostraram contrários ao projeto questionando até atuação do profissional da área da saúde. A realidade da comunidade que cerca a escola é bastante delicada, mais um motivo forte para as interferências acontecerem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em todas as abordagens tivemos de rever algum detalhe, modificar a forma de se expressar, enfim fazer alterações no planejamento. É esta postura que faz a diferença. Foi bastante desafiador e trouxe experiências importantes para a nossa formação profissional.Edição
Seção
Relatos de Experiência - Eixo I Atenção Integral à Saúde
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.