PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA APÓS A EXECUÇÃO DA OSCE

Autores

  • Heloisa Maria Jácome de Sousa Britto Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN)
  • Roberta de Oliveira Cacho Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN)
  • Thaiana Barbosa Ferreira Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN)
  • Débora Carvalho de Oliveira Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN)
  • Cristiano dos Santos Gomes Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN)

Resumo

INTRODUÇÃO: O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE - do inglês Objective Structured Clinical Examination) é considerado uma das provas práticas mais válidas, confiáveis e eficazes para a avaliação de habilidades clínicas. Oferece a oportunidade de avaliar a prática clínica dos alunos, em cenários de prática, permitindo que eles desenvolvam e aprimorem sua comunicação e habilidades para resolver problemas, desse modo, é capaz de avaliar a habilidade do estudante em casos clínicos distintos, na presença de um paciente-ator e do professor-avaliador. OBJETIVOS: O objetivo desse estudo foi avaliar a percepções dos estudantes submetidos à avaliação OSCE. METODOLOGIA: A OSCE foi realizada como avaliação final das disciplinas correspondentes à Atenção Fisioterapêutica em Aparelho Locomotor, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN). Participaram desse estudo, 27 estudantes regularmente matriculados nestas disciplinas. A avaliação OSCE foi composta por quatro estações práticas, cada uma contendo um caso clínico, e uma estação teórica, composta por 20 questões de verdadeiro ou falso. Todas as estações correspondiam ao conteúdo prático do semestre. Para as estações práticas, era realizado um rodízio com até quatro alunos, e ao final eles eram encaminhados para a estação teórica. Na etapa prática eram estabelecidos 7 minutos em cada estação, totalizando um tempo de avaliação por aluno de aproximadamente 30 minutos, mesmo tempo destinado à execução da estação teórica. No dia seguinte, foi realizada uma reunião para devolutiva do exame. Antes de iniciar a devolutiva, todos os alunos receberam um questionário para avaliar a sua percepção a respeito do exame realizado. O questionário abordava aspectos pessoais, quanto ao rendimento individual durante o exame e fatores que interferiram na execução da OSCE, bem como questões sobre o formato organizacional da OSCE. Os dados do questionário sobre a percepção do aluno foram tabulados e então, realizada análise descritiva por meio do SPSS 20.0 para averiguar a frequência relativa e absoluta dos dados. RESULTADOS: A maioria dos alunos afirmou que teve tempo suficiente para completar o exame (70,4%), e que o estresse emocional atrapalhou a execução da OSCE (85,2%). E maioria discordou que a OSCE não é excessivamente estressante (81,5%), que se divertiu muito realizando o teste (85,2%), e que estava tranquilo, visto que não precisavam da nota da OSCE para passar (77,8%). Quanto aos quesitos do questionário que avaliaram o formato organizacional da OSCE, a maioria respondeu bom ou ótimo para a organização geral da prova (85,2%), os casos clínicos das estações (70,4%), os comandos solicitados nas estações (66,7%), a qualidade do feedback (70,4%), e a adequação da OSCE ao conteúdo visto na prática (92,6%). CONCLUSÃO: A partir dos resultados, podemos sugerir que a OSCE é uma avaliação prática que apresenta um formato organizacional considerado bom ou ótimo para os alunos a ela submetidos. No entanto os estudantes consideram que a OSCE não é divertida, é estressante, e o estresse do momento da prova atrapalha a sua execução.