CONSTRUÇÃO DE SABERES: UMA EXPERIÊNCIA NA APRENDIZAGEM POR PROJETOS BUSCANDO O PANORAMA DA FISIOTERAPIA NA SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Elizandra Stonoga UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Jessica Perez UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Emanuelle Gouveia dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Flávia Cristina Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Vera Lúcia Israel UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Bruna Yamaguchi UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Resumo

INTRODUÇÃO: No processo de aprendizagem da disciplina de Panoramas de Fisioterapia no Brasil e no Mundo, do primeiro período do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os estudantes são estimulados a envolverem-se com metodologias nas quais o estudante é o protagonista de seu aprendizado. Uma proposta de avaliação processual teve como produto final a produção de um poster temático, baseando-se em um mapa de conceitos que foi construído ao longo do semestre. Neste processo de aprendizagem por projetos os estudantes foram divididos em subgrupos e passam por etapas de elaboração do produto final. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A primeira etapa foi a busca dos conceitos "Fisioterapia" e "Saúde coletiva" em livros, artigos científicos, aula expositiva e dialogada sobre Saúde Coletiva na Fisioterapia e construção de um primeiro mapa conceitual. A segunda etapa foi a exposição da primeira versão do mapa conceitual com apresentação do tema feita pelos integrantes do grupo. Nesta mesma etapa as professoras responsáveis pela disciplina nos orientaram quanto a algumas alterações para otimizar o mapa conceitual. A terceira etapa foi a apresentação de um seminário sobre o mesmo tema, com base nas pesquisas já realizadas para a elaboração do mapa conceitual e em artigos recentes. Já a quarta etapa foi a exposição final do mapa conceitual impresso em modelo de "banner", e também, a apresentação do tema para professoras avaliadoras. Após esta busca de conhecimento por meio de estudos em livros da área, artigos de pesquisas científicas e em saberes proporcionados por outras matérias do curso, começou-se a montar o primeiro mapa de conceitos. Procurou-se o aprofundamento na área para as devidas mudanças no produto final. IMPACTOS: A partir deste trabalho verificamos a relevância da Fisioterapia em um contexto geral da Saúde Coletiva. Ampliando o pensamento de que a Fisioterapia não é apenas clínica e reabilitação, mas que está presente em todos os níveis de complexidade e no diferentes ambientes de saúde. Foi essencial para reconhecer outras áreas em que a Fisioterapia poderá atuar, principalmente na atenção primária, na promoção e prevenção em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Fisioterapia está inserida em todas as áreas de atenção à saúde. Na atenção primária, a saúde coletiva está totalmente presente, como em grupos de promoção e prevenção à saúde, podendo participar da vigilância sanitária em grupos multiprofissionais e na educação em saúde. Ter realizado a aprendizagem por projetos fez os alunos do 1º período a buscarem sozinhos os conhecimentos sobre o tema e a buscarem evidências científicas para melhor aprendizado.