CRIAÇÃO DE PROTÓTIPOS PÉLVICOS PARA APRENDIZADO ANATÔMICO E FUNCIONAL NA DISCIPLINA FISIOTERAPIA EM UROGINECOLOGIA

Autores

  • Cristiane Cavalcanti Moreira FACULDADE SOCIAL DA BAHIA
  • Alcina Teles e Marcus Fonseca FACULDADE SOCIAL DA BAHIA

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação do fisioterapeuta traz demandas importantes de inclusão de aulas práticas no currículo, definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Ciência (MEC) e, para quase todos os componentes estudados no decorrer do curso, essa atividade pode ser realizada sem dificuldade. Na área de Fisioterapia em Uroginecologia, as aulas práticas tornam-se muito limitadas, uma vez que os estudantes não se sentem, de forma geral, à vontade para avaliar e tratar o colega, nem para ser avaliado e tratado por este. Na tentativa de contemplar essa necessidade global do curso e específica da disciplina, foi proposto aos alunos um projeto de construção de protótipos pélvicos femininos e masculinos para que servissem de modelos para o desenvolvimento das aulas práticas. Os objetivos do projeto foram a)estimular o estudo autônomo e profundo, oportunizando um melhor conhecimento dessa região que não ganha tanto destaque no decorrer do curso; b)utilizar durante todas as aulas práticas do semestre letivo os protótipos para a demonstração e o treinamento da avaliação do assoalho pélvico e das abordagens terapêuticas; c)e estimular e incluir a criatividade, a arte e a ludicidade nas aula. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A princípio, os alunos ficaram relutantes para a realização do projeto, por acharam que não conseguiriam produzir os protótipos, por falta de criatividade e habilidade. Eles tiveram duas semanas para o desenvolvimento do trabalho e poderiam utilizar quaisquer materiais que desejassem, mas precisaram contemplar o pré-requisito básico de possibilitar a realização da avaliação e técnicas fisioterapêuticas intracavitárias, tanto via anal e quanto via vaginal. As criações foram realizadas com primor. A felicidade e o orgulho demonstrado por eles aos relatos do processo de criação até se alcançar o protótipo final foi recompensador. Durante a apresentação dos próprios protótipos, eles apresentaram tanto o material utilizado como descrevam os pontos anatômicos e os músculos do assoalho pélvico. IMPACTOS: Os protótipos de fato foram utilizados durante todo o semestre letivo nas aulas práticas e eles parecem ter conseguido de fato assimilar e aprender mais profundamente o tema, com impacto na autoestima criativa também. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com essa abordagem, foi possível a aplicação e o desenvolvimento das capacidades preconizadas na Taxonomia de Bloom, que é um excelente norteador do docente do ensino superior. De acordo com as falas dos alunos e da dinâmica das aulas práticas utilizando os protótipos, é possível afirmar que essa experiência de ensino foi muito positiva, tendo alcançado os objetivos propostos.