PROJETOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA ASSOCIADOS A IMPACTOS PESSOAIS - DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS E OS ALUNOS DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Thaís Cardoso da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Matheus de Souza Manoel Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento se encontra em considerável ascendência no mundo, consequentemente processos fisiológicos são alterados, sendo um deles as funções neurológicas. Ainda hoje, existe um grande desconhecimento sobre o que é uma doença neurodegenerativa, duas em particular: Parkinson e Alzheimer. Segundo a Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria e a Associação Brasil Parkinson, estima-se que a partir dos 65 anos cerca de 5% da população sofrem da doença de Alzheimer e 1% de Parkinson, respectivamente. Com intuito de trazer esta população para um meio onde os mesmos tenham distração, interação com outros membros da comunidade e tratamento para tais doenças, existe um projeto de extensão no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que trouxe esta oportunidade para a comunidade que queira e esteja aberto a procurar auxílio no tratamento e melhora, mesmo que a longo prazo, dessas doenças neuro degenerativas. OBJETIVOS: Analisar a relação e o grau de satisfação entre os alunos participantes e os idosos portadores de Alzheimer e Parkinson, bem como as relações interpessoais entre os próprios alunos, e futuros interesses e possibilidades em permanecer na linha de estudos das doenças neurodegenerativas como objetivo pessoal. METODOLOGIA: Foi aplicado um questionário contendo 8 (oito) questões objetivas, cada uma contendo quatro opções de resposta. Treze alunas participaram da pesquisa, sendo todas graduandas do curso de Fisioterapia da UFMS, estando duas no 3º semestre, quatro no 5º semestre e sete no 7º semestre. Em relação às questões, 76% das alunas ficaram sabendo do projeto através dos próprios participantes,15% pelo professor coordenador do projeto e 7% por alunos de graduação em Fisioterapia que não participam do projeto. A terceira questão mostrou que 61% se interessou no projeto pelo assunto e os outros 38% pela relação aluno-idosos-professor (coordenador). A questão quatro mostrou que 38% participam do projeto há até 6 meses; 15% até 1 ano; 23% até 2 anos e 23% também há mais de 2 anos. RESULTADOS: obtivemos êxito na pesquisa, onde as participantes em grande maioria buscam interesse na área e assuntos abordados no projeto, bem como a relação com os idosos portadores das citadas doenças neurodegenerativas. CONCLUSÃO: a visão buscada sobre o impacto que o tema aborda, nos trouxe uma conclusão de que o projeto tem contribuído tanto na vida pessoal das participantes da pesquisa como também nas relações profissionais futuras, nas quais passarão por momentos na graduação onde terá de haver a relação entre essa população específica, e junto a isso a experiência aderida a este conhecimento, poderá ser aplicada de forma mais precisa e de maior eficácia.