EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA SAÚDE COLETIVA II

Autores

  • Fernanda Cristiane de Melo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Celita Salmaso Trelha UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Daniela Wosiack da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Lígia Maria Facci UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Resumo

INTRODUÇÃO: As políticas de saúde reconhecem o espaço escolar como ambiente privilegiado para ações de prevenção de doenças, promoção e educação para a saúde do estudante. Atividades intersetoriais entre a escola e as instituições de ensino de cursos da área da saúde, permitem o compartilhamento e a articulação de diferentes saberes para o cuidado. Neste contexto, o processo de formação do fisioterapeuta durante a graduação deve estimular e promover experiências de atuação em diferentes cenários de prática e em todos os níveis de atenção à saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A disciplina de Saúde Coletiva II do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina é realizada no primeiro semestre do segundo ano, utiliza-se de metodologias ativas e tem como objetivos conhecer o território e sua área de abrangência, eleger problemas prioritários e elaborar e implantar plano de intervenções com foco na educação em saúde. Assim, no ano de 2016 foi definido como atividade educativa atuação em uma escola pública com estudantes do ensino fundamental II. Inicialmente os acadêmicos foram preparados para a atividade por meio de aulas expositivas dialogadas com os temas Sistema Único de Saúde, Estratégia Saúde da Família, saúde da criança e do adolescente, com enfoque em aspectos nutricionais, psicológicos, posturais, atuação interdisciplinar e educação em saúde. Em seguida os acadêmicos realizaram o reconhecimento da escola e quatro encontros com os estudantes do 5º ao 9º ano, totalizando 13 turmas com 350 estudantes com idade entre 11 e 15 anos e os respectivos professores de cada turma. Cada encontro teve duração de 50 minutos e foram realizadas aulas expositivas dialogadas, dinâmicas em grupo, jogos educativos e esclarecimentos de dúvidas. Os temas abordados foram exercício físico e alimentação saudável, cuidados com a postura, respeito e cidadania e bulling. IMPACTOS: A experiência da disciplina promoveu a integração entre os acadêmicos de Fisioterapia e a escola permitindo vivenciar um amplo campo de atuação na promoção à saúde junto aos escolares e professores. Também foi observado desenvolvimento das habilidades de comunicação verbal, criatividade na elaboração das atividades, liderança e trabalho em equipe. Dentre os escolares e professores observou-se grande interesse e participação nas atividades propostas, assimilação dos temas abordados e motivação para mudanças nos hábitos, comportamentos e atividades do cotidiano. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência da disciplina demonstrou resultados positivos para o processo de formação do acadêmico de Fisioterapia, pois proporcionou a aproximação com a prática profissional por meio de ações de educação em saúde. Além disso, essa prática despertou nos acadêmicos o senso crítico e a reflexão quanto ao seu compromisso e papel social como futuro profissional da saúde.