EXPERIÊNCIAS EM INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRALIDADE: PROMOVENDO MUDANÇAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS NA FORMAÇÃO

Autores

  • Cássio Ferreira Rollino UNIVERSIDADE FEEVALE

Resumo

INTRODUÇÃO: A partir da década de 70, a estrutura política de atenção em saúde no Brasil vem apresentando mudanças. Com a elevada taxa de incidência de doenças potencialmente evitáveis, houve a necessidade de repensar o modelo de assistência praticado em nosso país. Entende-se que a reestruturação dos modelos de atenção à saúde no Brasil deve ser orientada pelos princípios da Atenção Básica em Saúde. A Lei n. 8080/90 regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece seus princípios e diretrizes, entre os quais se encontra a integralidade. Dentre os princípios do SUS a integralidade propõe o atendimento integral aos cidadãos a partir de uma visão humanizada de todos os indivíduos envolvidos no processo, uma rede de apoio resolutiva e trabalho interdisciplinar. Neste contexto o desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar atuantes na atenção primária à saúde é de grande importância para os beneficiários e para os profissionais que os compõem. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Saúde em Ação é um projeto de extensão da Universidade Feevale; teve inicio em março de 2016 e é desenvolvido na cidade de Estância Velha/RS, uma vez por semana. Propõe encontros semanais entre acadêmicos voluntários dos cursos de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia, docentes e a comunidade em geral. A abordagem está pautada em ações de promoção e educação em saúde no contexto de vida cotidiana da comunidade, visto que, a escolha dos temas a serem abordados se dá no decorrer dos encontros, com os beneficiários. Já foram abordados assuntos como doenças crônicas, uso de fitoterápicos, cuidados posturais, dor, linguagem de sinais e acessibilidade, alimentação saudável, brincadeiras da infância, envelhecência, entre outros. Os acadêmicos se apropriam do tema com segurança, e para conduzir as atividades fazemos uso de metodologias ativas, realizando palestras educativas, rodas de conversas, feiras de saúde, oficinas, além de atividades recreativas e de confraternização para estreitamento de vínculo. Incluiu também momentos de alongamento global, aquecimento, técnicas respiratórias e relaxamento. IMPACTOS: O presente projeto proporciona a inserção precoce de estudantes em cenários de prática para desenvolver habilidades e competências por meio do encontro, diálogo, empoderamento, posicionamento crítico-reflexivo e compartilhamento do conhecimento e das experiências com acadêmicos dos outros cursos, bem como, a intensificação do conhecimento acerca do âmbito da Atenção Básica que valoriza as práticas solidárias e educativas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência interdisciplinar é uma conquista na atenção à saúde do paciente em sua integralidade. É um importante avanço na forma de se saber/fazer em saúde. Na formação do acadêmico de fisioterapia oportuniza um olhar ampliado sobre o campo complexo, multifacetado e dinâmico que é a Atenção Básica, bem como o aprendizado relacionado ao campo de saberes da saúde a partir do trabalho em equipe multiprofissional. Além disso, corrobora com a ampliação do olhar em direção ao conceito ampliado de saúde a partir das vivências e experiências e vínculo com a comunidade em seu território. Sugere-se, portanto, continuidade, valorização e incentivo às experiências reais para promover mudanças individuais e coletivas que possam contribuir para o redirecionamento da realidade social e uma formação que trabalhe o compromisso social dos estudantes.