UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Hennes Gentil de Araújo Universidade Federal do Rio Grande Do Norte
  • Ana Loísa de Lima e Silva Araújo Universidade Federal do Rio Grande Do Norte
  • Arnaud Abreu Neto Universidade Federal do Rio Grande Do Norte

Resumo

INTRODUÇÃO: Desde do movimento sanitário que vários profissionais de saúde se preocupam com as suas formações. As formações desses profissionais devem estar focadas no sujeito de modo integral e voltado para as necessidades do Sistema Único de Saúde baseados em um importante projeto político-pedagógico para sustentar a graduação e as metodologias nele aplicadas. A educação centrada no estudante, proporcionada pelas metodologias ativas é uma possibilidade de efetivar a excelência no processo formativo. OBJETIVOS: Verificar a prevalência de artigos científicos publicados com a utilização de metodologias ativas em Fisioterapia. METODOLOGIA: Ccaracteriza-se como uma revisão de literatura que baseou-se em artigos eletrônicos de acesso total livre, obtidos através do sítio da National Center for Biotechnology Information e restritos as bases de dados PubMed, PubMed Central e Scielo. E também através do sítio da Physiotherapy Evidence Database (Pedro) e da base Web Of Science. RESULTADOS: Um total de 534 artigos foram encontrados quando utilizadas as palavras educação e nenhum quando associadas as palavras educação e fisioterapia. Após um novo levantamento 549 artigos foram encontrados utilizando os termos "teaching", "learning" e "physiotherapy" sendo apenas 7 disponíveis com acesso aberto relacionados a educação na formação das ciências da saúde. Destes sete, três utilizaram metodologias ativas, como simulação com realidade virtual, ferramentas multimídia online e o método DELPHI. CONCLUSÃO: A utilização de metodologias ativas associadas a tecnologias virtuais como recursos multimídia e softwares com instrumentos para realidade virtual apresentam impactos positivos no aprendizados dos estudantes, tornando as metodologias ativas um recurso fundamental a ser inserido nos projetos políticos-pedagógicos dos cursos das áreas da saúde em especial na Fisioterapia.