GINCANA INTERPERÍODOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA- TRANSFORMAÇÃO CONHECIMENTO EM AÇÃO

Autores

  • Renata Sampaio Rodrigues Soutinho CURSO DE FISIOTERAPIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • Clarissa Cotrim dos Anjos CURSO DE FISIOTERAPIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • Maria do Desterro da Costa e Silva CURSO DE FISIOTERAPIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • Izabelle Quintiliano Montenegro Bomfim CURSO DE FISIOTERAPIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

Resumo

INTRODUÇÃO: O projeto da Gincana Interperíodos do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac, surgiu com o objetivo principal de aproximar a comunidade acadêmica valorizando as potencialidades artísticas e intelectuais dos discentes, bem como para o fortalecimento dos pressupostos básicos da educação que visam a formação de um indivíduo crítico, reflexivo, capaz de atuar nos diversos cenários da saúde. A gincana propõe também integrar todas as disciplinas da matriz curricular do Curso de Fisioterapia, motivando docentes e discentes a trabalharem de forma interdisciplinar. O tema geral da gincana busca contemplar uma temática que consta no Projeto Político Pedagógico do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac a necessidade de expressar a inserção do processo de formação acadêmico-profissional numa dimensão mais ampla, ou seja, na articulação entre as exigências da realidade social e as novas configurações profissionais em suas particularidades e especificidades. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A Gincana é constituída de quatro etapas, onde cada etapa tem uma pontuação específica que será somada ao término de cada tarefa, tendo cada equipe no final. Cada período do Curso deverá forma uma única equipe, no qual a turma deverá escolher um professor para ajudar. As etapas da gincana são : arrecadação solidária de cestas básicas de alimentos, elaboração de um vídeo voltado para o Sistemaúnico de saúde, elaboração de uma produção artística cultural com a temática de anatomofisiologia de algum sistema e um jogo de perguntas e respostas. Os participantes se envolvem durante dois meses para a construção as 3 etapas inicias e no dia da gincana, além das apresentações ocorre o jogo de perguntas e respostas. As atividades da gincana ocorrem em dois dias. O primeiro dia para os alunos matriculados no 1o ao 5o período e no segundo do 6o ao 10o período.Todos os participantes recebem ao seu término um certificado que vale para as atividades complementares. IMPACTOS: A Gincana já se encontra na sua 5o edição e passou por algumas reformulações de acordo com as necessidades apontadas pelos professores,embora não tenha mudado a sua essência. Cada edição conta com a participação de aproximadamente 300 unos. Observa-se durante as semanas que antecedem o evento, uma participação do discente nas atividades , promovendo uma grande interação com a turma e o rofessor. Com a realização da gincana verifica-se uma maior integração entre teoria e prática; Promover a realização de atividades em equipe; Incentivo a participação voluntária da comunidadeestudantil, estimulando o envolvimento em ações sociais e proporcionando enriquecimento sócio-cultural. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observa-se com a realização da gincana Interperíodos, a interação entre a transversalidade de conteúdos nas diversas áreas com perfil de conhecimento diferentes; maior fidelização do aluno ao curso e a instituição de ensino, participação e incentivo a solidariedade,Incentivo a capacidade artística e cultural sem perder de vista o direcionamento do conteúdo específico.