HUMANIZAÇÃO COMO QUALIDADE NO ATENDIMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO VER-SUS BACABAL -MA

Autores

  • João Kelson Araujo da Silva FACULDADE AESPI
  • Paulo Roberto Milanez Oliveira Junior FACULDADE AESPI
  • Tiago da Rocha Oliveira FACULDADE AESPI
  • Jaime Sousa da Silva Júnior FACULDADE AESPI
  • Ben-Hur James Maciel de Araujo FACULDADE AESPI
  • Patrick Jordan Carvalho Silva FACULDADE AESPI
  • Lucas de Sousa Oliveira FACULDADE AESPI
  • Rodrigo Amorim Oliveira Nunes FACULDADE AESPI

Resumo

INTRODUÇÃO: O Ver-SUS é um estágio de vivência na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) através do contato direto com as organizações da rede do sistema, bem como de realidades culturais e particulares de várias localizações no Brasil. O projeto proporciona uma oportunidade de mudança de paradigmas e desconstrução de preconceitos em relação ao SUS, e principalmente em relação aos seus usuários. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Relato de experiência do estágio de vivencia do SUS em Bacabal no Estado do Maranhão, realizado no período de 4 a 13 de janeiro de 2016. Relato esse feito a partir das impressões do autor nas visitas a cada instituição de saúde, de algumas realidades culturais da cidade, de cada momento de discussão e vivência em grupo com os demais estagiários. A percepção que tivemos foi do usuário como ser biopsicossocial e espiritual, dotado de um horizonte histórico e cultural que não deve ser excluído do atendimento. As atividades do estágio de vivência foram em várias instituições (visitas a Unidades Básicas de Saúde, Emergências, CRAS, CREAS, Centro POP, CTA, Povoado quilombola, Terreiro de Umbanda, etc), podemos colocar nossa percepção e por fim relatar como a possibilidade de vínculo entre o profissional de saúde e o usuário proporciona um serviço de saúde. IMPACTOS: Para que haja essa humanização, é necessário perceber o usuário como dotado de um caráter horizontal, ou seja, repleto de horizontes que perpassam toda a sua vida, para além da doença. Esse vínculo, caracterizado como uma relação de confiança e valorização, de caráter dialógico entre o profissional e o usuário, os coloca como co-participantes no serviço, é proporcionado a partir da ampliação dos conceitos de saúde, e do próprio olhar sobre o sujeito que busca o serviço. Um olhar de valorização do usuário, como um ser que busca saúde para além da cura de um desconforto físico, mas também em suas experiências familiares, culturais e religiosas, se mostra necessário ao profissional que atende esse usuário. Essa mudança de paradigma é essencial para o profissional que atua na promoção da saúde possa oferecer um serviço de saúde com qualidade e estabelecer confiança entre o serviço, usuário e o profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dessa forma, a experiência proporcionada pelos estágios de vivencia do Ver-SUS tem a capacidade de ocasionar uma visão mais ampla do conceito de saúde, para além da dicotomia saúde-doença; a quebra de preconceitos acerca do usuário do SUS; a visão desse sujeito como alguém dotado de múltiplos horizontes que o contemplam como ser existente no mundo, inclusive dotado de um horizonte hermenêutico que não deve ser ignorado; uma visão crítica sobre a hegemonia do profissional de saúde como detentor do saber e da possibilidade de saúde e cura; a necessidade de um trabalho inter e multidisciplinar dentro do SUS; o vínculo entre o profissional e o usuário como possibilitador de uma promoção de saúde de maior qualidade.