INTERDISCIPLINARIDADE: FIO CONDUTOR PARA A PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR

Autores

  • Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA - UNICRUZ
  • Graziella Alebrant Mendes UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA - UNICRUZ
  • Tatiana Medina Stuzeneger UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA - UNICRUZ
  • Elisete Cristina Krabbe UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA - UNICRUZ

Resumo

INTRODUÇÃO: A cidade de Cruz Alta, localizada no estado do RS, está em segundo lugar em nível estadual no número de pessoas infectadas pelo HIV e pela aids. A prevenção e promoção à saúde do escolar provém do engajamento de profissionais das áreas da saúde e da educação e, também, depende da atuação interdisciplinar e dinâmica dos alunos e demais atores da comunidade escolar. Este trabalho é um Projeto PIBEX/UNICRUZ realizando intervenções no IEE Professor Annes Dias, buscando a diminuição da vulnerabilidade dos alunos ao HIV/aids e a melhora da qualidade de vida dos que vivem e convivem com a aids. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As atividades desenvolvidas na escola, no ano de 2016, seguiram as diretrizes metodológicas do Programa Saúde e Prevenção na Escola - PSE - Ministério da Saúde (2014) e também o preconizado nas "Orientações Básicas de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes nas Escolas e Unidades Básicas de Saúde" (Ministério da Saúde 2010). As práticas educativas foram orientadas pelo referencial teórico de Paulo Freire. O estudo mobilizou 1021 alunos matriculados no Ensino Médio e Técnico Profissionalizante. As atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Medicina Veterinária, Farmácia e Biomedicina da UNICRUZ. Eles foram capacitados na disciplina de Metodologia da Pesquisa. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem foram utilizadas para a construção e realização das ações educativas, que inicialmente, através da pesquisa, conheceram as vulnerabilidades. Posteriormente oficinas pedagógicas possibilitaram reflexões críticas, respeitando à diversidade e às particularidades de cada participante, compartilhando os problemas, apropriando-se da realidade, descortinando cenários e meios de ação que levem a uma redução da vulnerabilidade e a uma melhor qualidade de vida dos que vivem e convivem com o HIV/aids na escola. IMPACTOS: Os alunos do IEE Professor Annes Dias foram emponderados com a reflexão, que buscou revelar o significado de vários temas como importância da prevenção do HIV/aids e promoção da saúde, uso precoce e abusivo de álcool, tabaco e demais drogas na adolescência entre outros temas correlatos, demonstrando a vulnerabilidade em que estão inseridos. Os acadêmicos também adquiriram um vasto conhecimento, haja vista que as práticas educativas auxiliaram na formação diferenciada, ampliando saberes e respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do sujeito. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com os resultados do projeto percebemos que a interdisciplinaridade é primordial para a realização das ações, compartilhando ideias e saberes, permitindo a construção articulada de conteúdos com profissionais de distintos cursos, para a resolução de problemas.